Por O Dia

Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da 3ª Promotoria de Justiça, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Polícia Militar, faz uma operação para cumprir 10 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão contra traficantes que atuam em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Segundo o MP, alguns mandados são cumpridos em presídios nos quais sete dos dez denunciados já estão presos. De acordo com as investigações realizadas pela 125ª DP, que começaram em dezembro de 2015, os criminosos se associaram para a prática de tráfico no município. O bando usava menores para a prática do comércio de drogas no bairro São João. Há indícios que os traficantes da região tenham ligação com bandidos do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na capital.

Os mandados de busca e apreensão serão cumpridos em 20 endereços, incluindo as celas de sete denunciados que já encontram-se presos. São eles Gilliard de Lima Silveria, Osmane da Silva Aleixo, Peterson da Silva Ignácio Rosa, William de Paulo Melo Felipe, Welington Dias Colacio, Marlon Vitor Silva dos Santos e Reginaldo Silva da Costa. Os outros denunciados são Gabriel de Oliveira Araújo da Silva, Moisés Pedra da Silva e Marco Antonio Silva da Costa.

"Colheu-se prova indiciária no sentido de que alguns denunciados, mesmo custodiados, deram continuidade às práticas criminosas, por meio de uso de celulares, situação que infelizmente é uma rotina dentro do sistema penitenciário brasileiro", diz a decisão proferida pela 2ª Vara de São Pedro da Aldeia.

A denúncia do MPRJ também narra que a associação contava com criminosos que estavam presos. "Unidades penitenciárias funcionavam como verdadeiros escritórios a serviço da criminalidade, sendo certo que os denunciados se comunicavam precipuamente por meio de linhas telefônicas, havendo verdadeira repartição de funções", destaca o documento.

A denúncia reforça que a quadrilha usava de violência e ameaça contra grupos rivais de bairros vizinhos. Ainda de acordo com o documento, armas de fogo eram utilizadas como meio de intimidação coletiva e prática de crimes de homicídios tentados e consumados.

O MPRJ pede a condenação dos denunciados pelo crime de associação para o tráfico de drogas, que prevê pena de 3 a 10 anos de prisão e multa. A pena pode ser aumentada pelo fato de o crime ter o envolvimento de menores e de ter sido praticado com violência, grave ameaça e emprego de arma de fogo.

Você pode gostar