Operação da Desarme deflaga apreende drogas e pistolas vindas dentro de TVs vindas de Foz do Iguaçu - Maíra Coelho
Operação da Desarme deflaga apreende drogas e pistolas vindas dentro de TVs vindas de Foz do IguaçuMaíra Coelho
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio -  Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram, na manhã desta quarta-feira, operação com o objetivo de desarticular organização criminosa composta por pelo menos 14 bandidos, responsáveis por traficar pistolas de uso restrito escondidas no interior de aparelhos de televisão do Paraná para o Rio de Janeiro. Um homem e uma mulher, considerados chefes da quadrilha, foram alguns dos 11 presos. Alguns mandados foram cumpridos contra bandidos em presídios.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Resende e são cumpridos nas cidades de Belford Roxo, Búzios e Rio de Janeiro. Ainda há três foragidos.

A investigação é decorrente de diversas ações realizadas pela Desarme com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuando em conjunto na repressão ao tráfico de armas e munições no Rio de Janeiro, bem como da troca de informações de inteligência com a Polícia Federal de Foz do Iguaçu e com o Núcleo de Inteligência da PRF do Rio de Janeiro.

"Esse trabalho teve início com uma apreensão da PRF, em março, no Paraná. A partir de trocas de informações de inteligência, com as duas polícias, começamos essa apuração", lembra o delegado Fabrício Oliveira, titular da Desarme.

Apontado como chefe do grupo criminoso, Francinei Custódio de Medeiros, o Neizinho, foi capturado pelos agentes em uma mansão em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No local foram apreendidos cerca de 300 quilos de maconha, uma pistola Glock calibre .40, de uso restrito, diversas peças de arma de fogo e um colete balístico. Com ele estava Fernanda Brenda Gonçalves de Souza, sua esposa, que também foi presa. "O líder dessa quadrilha, que é o Neizinho, foi preso em casa. Todas as investigações apontam que ele é o cabeça. Ele que investiu dinheiro, mandou pessoas até Foz para trazer as armas e depois fazia a distribuição", afirmou o delegado.

Em seu outro endereço, uma cobertura no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, foram apreendidos veículos de luxo, como um automóvel Audi Q3, além de duas motocicletas esportivas. Os automóveis estão avaliados em R$ 180 mil. Segundo os investigadores, o bando lavava o dinheiro comprando imóveis e automóveis.

Também apontada como chefe do bando, Ingrid da Silva Pereira é acusada de ser a responsável pelo aliciamento de pessoas e por grande parte da logística da quadrilha. Ela foi capturada quando aguardava para visitar o seu marido no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste carioca.

De acordo com a investigação, os criminosos sempre planejavam minuciosamente as viagens de Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro, com a finalidade exclusiva de traficar armas de fogo e drogas, transportando pistolas escondidas dentro de televisores. O grupo normalmente se reunia em hotéis de Foz do Iguaçu, de onde iniciavam o deslocamento para o Rio de Janeiro.

"Lá em Foz do Iguaçu eles se encontravam em hotéis de luxo e recheavam essas televisões com as armas. Eles tentavam adotar algumas estratégias para não serem pegos e presos", diz o delegado. " Normalmente, eles vinham de ônibus de viagem. Colocavam os televisores nos bagageiros e traziam para o Rio", completou.

O traficante vendia armas e drogas para todas as facções criminosas do estado. "Temos informações que essas armas eram distribuídas para várias comunidades do Rio. Ele trazia as armas e vendiam para qualquer traficante que quisesse comprar", disse os investigadores.

Apenas neste ano de 2018, cerca de 56 pistolas que eram traficadas pelo grupo foram apreendidas dentro de televisores. Quarenta pistolas foram apreendidas durante uma operação policial em Resende, no Sul Fluminense, e outras 16 em Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná.

"Após essas prisões, começamos a reunir informações e percebemos que havia pontos de coincidência (entre as prisões)", conta Oliveira. Segundo o policial, existem outras duas grandes apreensões que indicam para essa organização criminosa. "Esperamos investigar outras apreensões que aconteceram nos últimos anos para imputar essa quadrilha também. Nesse momento, podemos dizer que foi um importante golpe no tráfico de armas e munições para o Rio".

A Justiça autorizou a prisão do grupo por porte ilegal de armas e munições de uso restrito. Além de associação criminosa. No entanto, a quadrilha vai responder por outros crimes. "É evidente que, hoje (nesta quarta-feira), estamos lavrando um auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa, associação ao tráfico e porte de armas de fogo. Temos um prazo para conduzir o inquérito. Hoje, foi um dia importante para reunirmos provas contra essa organização que foi desarticulada", finalizou Oliveira.

 

Fernanda Brenda Gonçalves de Souza, a mulher traficante Francinei Custodio de Medeiros , o Neizinho, foi presa em flagrante - Maíra Coelho / Agência O Dia

 

Operação da Desarme deflaga apreende drogas e pistolas vindas dentro de TVs vindas de Foz do Iguaçu - Maíra Coelho / Agência O Dia

 

Você pode gostar