Domingo de lazer e forte nevoeiro na zona sul da cidade. Na foto, a névoa na enseada de Botafogo.    -     Estefan Radovicz / Agência O Dia
Domingo de lazer e forte nevoeiro na zona sul da cidade. Na foto, a névoa na enseada de Botafogo. Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por Marianna Lopes*

Rio - O Rio de Janeiro amanheceu com um forte nevoeiro na manhã deste domingo. No aeroporto Santos Dumont, pousos e decolagens foram suspensos das 6h às 10h36min nessa manhã, enquanto no Galeão as manobras de pousos e decolagens continuam operando com ajuda de aparelhos.

O meteorologista César Soares, do ClimaTempo, explicou porque esse fenômeno acontece. "O nevoeiro acontece em situações muito estáveis, com pouco vento e temperatura mais baixa. Isso favorece a condensação da água, que dá origem ao nevoeiro".

O Centro de Operações da Prefeitura (COR) alertou que os motoristas deveriam tomar cuidado com a baixa visibilidade em alguns pontos da cidade, principalmente nas zonas Norte e Central. A Ponte Rio-Niterói também teve intensa neblina nessa manhã, segundo a EcoPonte, concessionária que administra a via.

Ainda de acordo com César, um dos motivos do nevoeiro foi "perda de calor". "Foi perda de calor, a madrugada teve um tempo firme e a temperatura muito baixa. A atmosfera estava muito calma, o que facilitou a condensação do vapor d'água", afirmou o meteorologista.

Para este domingo, a temperatura máxima é de 32°C e a mínima de 14°C. Nos próximos dias, a temperatura vai variar, mas a mínima será de 15°C. A neblina não deve se repetir com tanta intensidade nos próximos dias, mas ainda terão leves névoas pela manhã na cidade.

*Estagiária sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar
Comentários