Rio - Os cariocas já podem se preparar para acompanhar nesta sexta-feira o eclipse lunar mais longo do século 21. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno poderá ser visto a olho nu e deixará o astro com uma cor avermelhada, por isso o nome.
A partir de 15h24, o Sol, a Terra e Lua ficarão alinhados no céu. O eclipse, no entanto, só poderá ser visto de 17h27 até 19h19.
"O nosso planeta vai bloquear os raios solares que iriam para a Lua. É um dos fenômenos mais bonitos da astronomia, é deslumbrante", explica o astrônomo Jorge Marcelino, do Planetário do Rio.
Segundo ele, o posicionamento do astros faz com que as cores sigam um curso diferente ao passar pela atmosfera e cria o efeito avermelhado. Para a ocasião especial, o Planetário vai promover, em parceria com o Sesc, um evento no Forte de Copacabana para o público observar o eclipse lunar total.
Serão 500 convites distribuídos no local a partir das 16h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. "Também vai ser possível observar, por meio de telescópios disponíveis, os planetas Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Eles estão mais próximos da Terra. Marte, por exemplo, vai estar muito brilhante ao lado da lua", diz o astrônomo Jorge.
Outra dica para quem quiser conferir a Lua de Sangue é ir para a Praia do Diabo, no Arpoador, ou outro local com o horizonte livre. Um binóculo ou uma câmera fotográfica de alta resolução podem tornar mais fácil a visualização do eclipse.