Cartão de Estacionamento de Idoso - Reprodução
Cartão de Estacionamento de IdosoReprodução
Por O Dia

Rio - Em menos de um mês, cerca de duas mil pessoas conseguiram seu Cartão de Estacionamento de Idoso em minutos e sem sair de casa. Por determinação do prefeito Marcelo Crivella, o Iplan-Rio, empresa de tecnologia do Município, desenvolveu um sistema que tornou o Rio a primeira cidade do país a oferecer o benefício por meio da Internet em todas as etapas, do cadastro à impressão, a quem tem 60 anos ou mais, através do site Carioca Digital (https://carioca.rio).

Antes, só era possível obter o cartão por meio de um cadastro presencial em um dos 10 postos fixos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) espalhados pela cidade. Segundo o último censo do IBGE, cerca de um milhão de cariocas têm mais de 60 anos, todos com direito de imprimir o documento e parar em vagas destinadas exclusivamente a idosos em estacionamentos públicos e privados.

De acordo com Crivella, nas 1.618 vagas dos estacionamentos públicos do município voltadas para idosos, quem estiver com o Cartão de Estacionamento de Idoso estará isento de pagamento. Em estabelecimentos privados, os portadores do cartão poderão estacionar nas vagas destinadas a idosos, mas o pagamento será de acordo com a política do local. E quem já tiver obtido o seu cartão antes não precisa se preocupar: ele continua em vigor.

"Somos pioneiros em oferecer esse conforto a quem tanto já contribuiu para a sociedade. É uma forma rápida e simples de garantir um benefício, sem os transtornos da burocracia e de deslocamentos que, muitas vezes, representam um sacrifício para o idoso. Nosso esforço diário é o de oferecer serviços cada vez mais eficientes, com o auxílio das ferramentas tecnológicas que facilitam a vida de todos", explica Crivella.

 

 

 

 

 

Você pode gostar