Por O Dia

Rio - Uma tecnologia revolucionária que, de acordo com o fabricante, promete ajudar a pessoas com deficiência, principalmente visual, a identificar objetos, placas de rua e até reconhecer rostos, será uma das atrações da feira Mobility & Show Rio. O evento estreia nesta sexta-feira e vai até domingo no Riocentro, na Barra da Tijuca.

OrCam MyEye, da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, é um aparelho que tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário. Ele fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente. O dispositivo pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas. O sistema possibilita leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permite escolher entre voz masculina e feminina, e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso offline.

Na Mobility & Show Rio, os visitantes vão poder experimentar várias novidades de graça, como o simulador 5D, que é um jogo de realidade virtual no qual o usuário se passa por cadeirante. A ideia é mostrar que, mesmo com limitações, as pessoas com deficiência podem fazer inúmeras atividades de forma livre e independente.

Mais de 40 modelos de veículos adaptados ficarão à disposição para test-drive na feira. E, na área de esportes, terá futebol para cegos, amputados e vôlei sentado.

No entretenimento, uma sala de cinema montada no Riocentro vai exibir filmes om audiodescrição e interpretação em Libras. No palco, diversas atrações de dança, música e teatro serão encenadas. Ainda terá palestras e mini cursos sobre educação inclusiva, doenças raras e outros temas. A entrada no evento é gratuita.

 

Você pode gostar
Comentários