Rio - Um grupo formado por cerca de quinze alunas da Escola Darcy Ribeiro acusou o professor Rodrigo Fonseca, crítico de cinema que também atua em vários veículos de comunicação, de assédio sexual e moral. De acordo com as vítimas, durante os intervalos das aulas, Rodrigo as convidava para tomar um café ou uma cerveja e as oferecia ajuda com o conteúdo das aulas. Caso a aluna aceitasse o convite, o professor fazia investidas físicas e, se não, a retaliava em sala de aula.
O caso teria vindo a tona em junho deste ano quando quatro alunas foram à diretoria da Darcy Ribeiro para contar sobre os casos de assédio. Um reunião com cerca de 80 alunos foi feita, e outras vítimas se apresentaram. Após o episódio, Rodrigo pediu afastamento do cargo. Segundo ele, por problemas de saúde, informou ao site BuzzFedd News.
Em nota, publicada em sua página no Facebook, a Escola Darcy Ribeiro informou que "não tinha se posicionado publicamente para não expor a comunidade escolar e, notadamente, as alunas, que não queriam ter as suas identidades reveladas". A instituição também informou que está prestando apoio psicológico e assessoria jurídica as alunas e que o professor não teve o contrato renovado. "Repudiamos qualquer ato de assédio, discriminação e qualquer atitude que viole o bem-estar de toda a comunidade escolar", diz trecho do comunicado.
Confira a nota da Escola Darcy Ribeiro na íntegra:
"A Escola de Cinema Darcy Ribeiro vem a público esclarecer os fatos envolvendo a denúncia de alunas contra o ex-professor Rodrigo Fonseca.
Antes de mais nada, insta esclarecer que a Escola não tinha se posicionado publicamente para não expor a comunidade escolar e, notadamente, as alunas, que não queriam ter as suas identidades reveladas, nem tampouco o caso em si.
Entretanto, internamente, diante da gravidade dos relatos, a Escola, de imediato, apoiou e atuou, como, inclusive, continua apoiando, através de assistência social, psicológica e assessoria jurídica, as alunas, fazendo com que, logo após o relato dos fatos, toda a turma não tivesse, como, de fato, não teve, mais qualquer contato com o Professor, cujo contrato não foi renovado, estando afastado da Escola.
A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, comandada por mulheres, em todos os seus órgãos deliberativos (Presidente do Conselho, Diretora/Fundadora e Coordenadora de Ensino), jamais teve ciência de qualquer outro episódio idêntico ou parecido como este que, agora, veio à público, em seus 18 anos de existência, e sempre pautou suas ações, estimulando o ambiente escolar igualitário, livre, autônomo, com respeito à diversidade em todas as suas manifestações.
Registra, por fim, que repudia qualquer ato de assédio, discriminação, e refuta com veemência qualquer atitude que viole o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Direção"