Copa de Integração dos Refugiados - Divulgação
Copa de Integração dos RefugiadosDivulgação
Por O Dia

Rio - A Copa dos Refugiados será lançada nesta sexta-feira no Maracanã, na Zona Norte do Rio, a partir das 9h, com sorteio dos jogos entre os oito competidores do evento. A cerimônia contará com a presença do presidente da organizadora da Copa, a Ong África do Coração, Jean Katumba, e de representantes da Agência para Refugiados das Nações Unidas (ACNUR).

Após o sorteio dos times, os participantes darão o pontapé simbólico de início da Copa no meio do gramado. A disputa conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Embora a solenidade de abertura do torneio esteja marcada para sexta-feira, já nesta quarta-feira (1/8) diversas atividades paralelas ao evento estarão acontecendo. Confira a programação:

Dia 01/08

- Ciclo de Palestra Voz do Refugiado, Biblioteca CCBB

14h Mesa1: Limites e Possibilidades da Mulher Refugiada e Migrante - Patrícia Tomasquin (B'NAI B'RITH), Profa. Dayse de Paula (UERJ), Benazira Djoco (África do Coração), Comba (SUBPM)

15:30h Mesa 2: Da violação a garantia de direitos - Monalyza Alves (SEDHMI), Def. Thalles Treiger (DPU), Refugiado (África do Coração), Fátima Malaquias (COMDEDINE)

18:30 Mesa 3: Copa e integração entre os povos - Rebeca Almeida (CEIPARM), Representante Cáritas, Jean Katumba (África do Coração), Refugiado, Gustavo Proença (SUBDH)

Atividades Culturais no Térreo

17h - Desfile de roupas e artigos da estilista refugiada da Guiné Bissau, Benazira Djoco

Maracanã

Do dia 1 a 5/8 de 9h às 20h - Exposição Fotográfica Vidas Refugiadas

Dia 02/08

Atividade Criança tem direito de Brincar - evento fechado pra crianças Refugiadas, em parceria com a Pares Cáritas-RJ e Mawon e a ONG Aldeias Infantis

9h - 12h - Passeio ao Parque Hot Zone (Barra da Tijuca)

10h - 12h- Passeio ao AquaRio (Praça Mauá)

14h - 17h: Museu da República (Catete) parceria B'NAI B'RITH

14h - 17h: Fundação Casa Rui Barbosa (Botafogo)

Dia 02/08 e 03/08

Jantar de Acolhida da Copa dos Refugiados as 08 Seleções, aos integrantes da Ong África do Coração e aos parceiros da Copa

Local: Gastromotiva (Lapa)

Horário: 18h às 20h

Dia 03/08

Lançamento da Copa dos Refugiados, com sorteio da Grade dos Jogos, coletiva de imprensa e pontapé inicial no meio do campo

Local: Maracanã

Horário: 9h às 13h

Presença de autoridades como Prefeito, Secretário e Subsecretário da SMASDH, Subsecretarios SUBEL, SME, SMS, SMDEI, SMCVL, Agência da ONU para Refugiados - ACNUR, Secretário de Estado de Direitos Humanos, Comitê Estadual Intersetorial de Política de Atendimento ao Refugiado e Migrante, PARES Cáritas-RJ, Ong África do Coração, outros parceiros e apoiadores da Copa.

Dia 04/08

Partidas classificatórias

Local: Campo do CFZ – Recreio dos Bandeirantes

Horário: 8h às 18h

- Jogos Classificatórios com as 08 Seleções.

- Mutirão da Inclusão com ofertas de serviços, como documentação, cursos profissionalizantes, orientação social (CADUnico) e em saúde (vacinação, saúde bucal).

Jogo Final

Presença do Secretário, parceiros e apoiadores.

Você pode gostar