
Rio - A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugura nesta segunda-feira um novo campus da instituição em Santa Cruz da Serra. A expectativa é de que, em cinco anos, poderão estudar pelo menos dois mil universitários.
A cerimônia de inauguração do Campus UFRJ – Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade, que acontece às 10h, contará com a presença do governador Pezão, do prefeito do município Washington Reis e outras autoridades municipais, estaduais e federais.
"É com muita satisfação que convido a todos para a inauguração do novo campus. Essa é uma conquista muito importante para o povo de Duque de Caxias e para toda a Região Metropolitana. A unidade representa um grande avanço para os universitários, que durante 10 anos estudaram em uma estrutura mais modesta, em Xerém", destaca o prefeito Washington Reis.
Duque de Caxias ganhou a primeira unidade da UFRJ em 2008, quando foi instalado um polo da universidade em Xerém.
Durante a cerimônia de inauguração, será feita a doação definitiva do terreno para a universidade, com a entrega do RGI da área. Do total de alunos do campus, cerca de 70% é morador da Baixada Fluminense, o que significa que não só universitários de Duque de Caxias frequentarão as aulas, mas também pessoas vindas de diversas regiões do estado.
O campus possui aproximadamente R$ 12 milhões de investimentos apenas nos laboratórios. O local ganhou esse nome em homenagem ao primeiro diretor do Polo Xerém. Com a transferência para a nova unidade, haverá a oferta dos cursos de Biofísica, Biotecnologia, Nanotecnologia, Engenharia Física e Ciências Farmacêuticas com ênfase em Biofármacos, que será o primeiro curso desta área no país.