Os casos de caxumba aumentaram devido à vacinação incompleta - Divulgação
Os casos de caxumba aumentaram devido à vacinação incompletaDivulgação
Por O Dia

Rio - A partir desta segunda-feira, até 31 de agosto, está aberta a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas em qualquer posto de saúde, independente da situação vacinal. Hoje, a Prefeitura do Rio inaugura a Clínica da Família José Neves, na Cidade de Deus, com ação de imunização para o público.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 14 casos de sarampo foram registrados no estado, de janeiro a 25 de julho, sendo 12 na capital. A expectativa da campanha é imunizar 812 mil crianças no Rio. Detentor dos certificados da Organização Pan-Americana da Saúde de eliminação das duas doenças, o Brasil luta para manter esses títulos através da campanha. Para isso, o governo federal encomendou 28,7 milhões de vacinas, no valor R$ 160,7 milhões. O estado do Rio, por exemplo, recebeu mais de dois milhões de frascos, metade para tratar da poliomielite, ou paralisia infantil, e o restante destinado ao sarampo.

De acordo com Alexandre Chieppe, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado, a Tríplice Viral e Vacina Inativa Poliomielite (VIP) são contraindicadas às crianças com menos de 1 ano e mais de 5 porque os estudos realizados para compô-las levaram em consideração o nível de soro no sangue da faixa etária selecionada como público-alvo.

O ministro da Saúde Gilberto Occhi alerta: "Às vezes enfrentamos uma situação como essa de baixa cobertura vacinal que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos".

Você pode gostar
Comentários