Prefeito Marcelo Crivella, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch e o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus, na inauguração da Clínica da Família José Neves, na Cidade de Deus  -  Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Prefeito Marcelo Crivella, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch e o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus, na inauguração da Clínica da Família José Neves, na Cidade de Deus Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, inauguraram nesta segunda-feira, a primeira Clínica da Família na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. A oitava unidade do tipo inaugurada na gestão de Crivella vai atender mais de dez mil habitantes da região. O evento também marcou a abertura da Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças de 1 a 4 anos no município.

"É muito importante (a pessoa) se tratar antes de ficar doente e a clínica da família é a principal prevenção. Por isso, mesmo diante desta crise tremenda, essa política está sendo mantida, inauguramos oito clínicas da família. E hoje aqui começa também mais uma importante campanha de vacinação para crianças de 1 a 5 anos na prevenção do sarampo e da poliomielite", anunciou o prefeito, que presenciou o pequeno Bernardo, 2 anos, acompanhado da mãe, Raquel dos Santos, 24 anos, moradores da Cidade de Deus, sendo imunizado contra o sarampo.

A Clínica da Família José Neves – homenagem a um antigo morador, falecido em 2013 e que fundou a Associação de Moradores União Comunitária Cidade de Deus – amplia a cobertura de Saúde da Família na chamada Área Programática 4.0 (Barra e Jacarepaguá) para 50,47%. Em todo o município, essa cobertura passa a ser de 70,6%.

A nova unidade está apta a realizar, em média, 1.600 consultas médicas por mês. Vai oferecer consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal, teste do pezinho, vacinação, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde e saúde bucal. A clínica também conta com três equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. A equipe profissional é composta por três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, 14 agentes comunitários de saúde, um farmacêutico e um oficial de farmácia, além de pessoal administrativo.

Os moradores são atendidos em um espaço com consultórios, sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de raio-x e sala de ultrassonografia.

"Esperamos há muito tempo por esta clínica aqui. Eu já fiz cinco cirurgias, sou hipertensa e tenho dificuldade de locomoção por conta da idade. Esta clínica ao lado da minha casa é tudo o que eu sonhei para ter o acompanhamento médico que eu preciso", afirmou dona Josefina Carolina Paura, 79 anos, há 39 moradora da Cidade de Deus. 

Sobre a vacinação 

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças de 1 a 4 anos vai até 31 de agosto. As vacinas estão disponíveis nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Os locais de aplicação podem ser consultados, durante todo o período de vacinação, no site https://smsrio.org/subpav/ondeseratendido/. O Dia D de mobilização será em 18 de agosto.

Você pode gostar