Louis Vuitton compra rede de hotéis dona do Copacabana Palace - Maíra Coelho / Agência O Dia
Louis Vuitton compra rede de hotéis dona do Copacabana PalaceMaíra Coelho / Agência O Dia
Por *Luana Dandara

Rio - Um dos cartões-postais do Rio, o hotel Copacabana Palace terá novo dono a partir do ano que vem. A companhia controladora da marca Louis Vuitton, a LVMH, anunciou na sexta-feira a compra da rede de hotéis Belmond por US$ 3,25 bilhões, cerca de R$ 12 bilhões.

Além do Copacabana Palace, a Belmond também administra no Brasil o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo o comunicado oficial da empresa, a transação deve ser concretizada no primeiro semestre de 2019, pois os acionistas da Belmond precisam aprovar a aquisição, assim como os órgãos de defesa da concorrência devem autorizar o negócio.

"Estamos confiantes de que, como parte da família de marcas de classe mundial da LVMH, a capacidade da Belmond de fornecer experiências de luxo únicas e atemporais atingirá novos níveis", afirmou o presidente e CEO da Belmond, Roeland Vos, em nota.

Inaugurado em 1923, o Copacabana Palace foi construído pelos empresários Octávio Guinle e Francisco Castro Silva, a pedido do então presidente Epitácio Pessoa. Ele desejava que o Rio, à época capital do país, tivesse um grande hotel turístico.

No edifício icônico já se hospedaram grandes personalidades como Madonna, Freddie Mercury, Santos Dumont, Nelson Mandela, Walt Disney, princesa Diana, Rolling Stones, entre outros. Em 2009, o hotel foi eleito o melhor da América do Sul pela World Travel Award, um dos mais reconhecidos do mundo do turismo.

A companhia Belmond atua em 24 países, administrando 46 hotéis, trens e cruzeiros.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar