Além dos agentes da Polícia Civil, operação teve apoio de 1,7 mil militares das Forças Armadas e da Força Nacional. Foram apreendidas armas, munições, um BMW e fardas  - Marcio Mercante / Agência O Dia
Além dos agentes da Polícia Civil, operação teve apoio de 1,7 mil militares das Forças Armadas e da Força Nacional. Foram apreendidas armas, munições, um BMW e fardas Marcio Mercante / Agência O Dia
Por ASSINATURA REPÓRTER

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), juntamente com militares das Forças Armadas e da Força Nacional, fizeram ontem uma grande operação contra milícias que seriam comandadas por Wellington da Silva Braga, o Ecko, e que atuariam em diversos bairros do Rio e também em Itaguaí, na Baixada Fluminense. A Operação Heracles cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão. No total, 22 pessoas foram presas, entre elas um suboficial lotado no Regimento de Polícia Montada (RPMont), da PM. Ele teria vazado informações da ação por meio de mensagens em um aplicativo de celular.

De acordo com o MPRJ, a milícia comandada por Ecko, que permanece foragido, continuaria conquistando territórios e expandindo o domínio pelo Estado do Rio. Ainda segundo a denúncia, o grupo criminoso atuaria em vários bairros da Zona Oeste, como nas comunidades do Aço, Rodo, Antares, Três Pontes e Paciência, entre outras, além da Baixada Fluminense.

Conforme o MPRJ, a milícia de Ecko opera com extorsões semanais de comerciantes e de moradores. Os milicianos também cobrariam "taxas de segurança" de vendedores ambulantes. Na denúncia, o MPRJ esclarece que quem se recusa a pagar sofre com "consequências diversas, que incluem a prática de violência física e homicídio", informa o documento.

Na megaoperação de ontem foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra lideranças intermediárias da milícia comandada por Ecko e também pessoas que ocupariam a função de braço armado do grupo. Estes ficariam responsáveis por praticar pessoalmente as extorsões a comerciantes e moradores, além da prática de atos de violência e ameaças.

Além das prisões, também foram apreendidas dez armas de calibre restrito, sendo três fuzis e sete pistolas; diversos carregadores e munições de armas de fogo; radiotransmissores; R$ 28 mil em espécie; 10 caixas de cigarros contrabandeados, um BMW, duas motocicletas, além de diversas fardas militares e camisas das polícias Civil e Militar.

Você pode gostar
Comentários