Atirador (camisa preta) que roubou arma de policial, matou inocente e feriu outras duas pessoas  - Severino Silva/Agência O Dia
Atirador (camisa preta) que roubou arma de policial, matou inocente e feriu outras duas pessoas Severino Silva/Agência O Dia
Por ADRIANO ARAÚJO

Rio - O soldado reformado  da PM do Rio Grande do Norte Jefferson Perceu Maciel Saraiva, de 46 anos, roubou a arma de um agente dentro da 5ª DP (Gomes Freire), matou um inocente que chegava para registrar uma ocorrência e feriu outras duas pessoas, entre elas um agente da delegacia, na manhã desta sexta-feira. A vítima fatal foi o estivador Valdecir de Jesus, 62 anos, que foi à delegacia para fazer o registro de extravio de um documento.

O policial militar tinha sido detido no Aeroporto Santos Dumont por agentes da Operação Aterro Presente ao causar um tumulto. Ao ter a algema retirada para assinar termo na distrital, pegou a arma do agente do programa de Segurança Presente e deu cerca de 15 tiros a esmo, correndo por ruas próximas. O caso provocou pânico em frente à sede da Polícia Civil, na Lapa.

Tiroteio aconteceu em frente à sede da Polícia Civil e da 5ª DP, no Centro do Rio - WhatsApp O DIA 98762-8248

Na tentativa de fuga, Jefferson correu até a esquina da Avenida Gomes Freire com Rua da Relação, e ainda rendeu um motociclista que estava parado no sinal. O motociclista acabou sendo atingido por um tiro na barriga em uma troca de tiros. O atirador foi baleado na cabeça. 

"Ele estava preso. Soube que ele conseguiu pegar a arma do policial dentro da delegacia e começou a atirar (ainda dentro da delegacia). Na fuga, ainda atirando, ele ainda tentou tomar a moto de um passageiro que estava no sinal da Rua da Relação, que acabou baleado na barriga, e quando ele tentou subir na moto, um policial civil baleou ele"”, disse uma testemunha, que viu tudo. "Muito tiro e foi assustador", lembrou.

Pai da vítima chorando no local do crime - Severino Silva/Agencia O Dia

O dono da moto, Francisco Hélio Oliveira, 50 anos, o policial civil Nadimar Junger, 36 anos, assim como o autor dos disparos foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. O estado de saúde deles é estável. Valdecir morreu na porta da delegacia e teve seu corpo levado ao IML.

O filho dele se desesperou no local. "Meu Deus, por que isso aconteceu? Meu pai está caído ali. Eu só quero tirar ele dali", gritou Vladimir Teixeira de Jesus.

Quem estava no local reclamou da demora do Corpo de Bombeiros para socorrer as vítimas. O atirador agonizou durante cerca de uma hora até, finalmente, ser socorrido. Seu estado de saúde é grave.

Valdecir de Jesus foi morto durante tiroteio em frente a delegacia, no Centro do Rio - Severino Silva/Agencia O Dia

De acordo com a Polícia Civil, Jefferson Perceu vai responder pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.

Em nota, a Infraero informou que um dos seus funcionários teve que comparecer à 5ª DP. "Ele precisou ir ao distrito para registrar ocorrência de tentativa de dano ao patrimônio, causada pelo homem que entrou no terminal, gritando e abordando passageiros no saguão do aeroporto. Para conter a ação do homem, a equipe do aeroporto agiu preventivamente e acionou a Polícia Militar, que conduziu o mesmo à Policia Civil".

*Natasha Amaral é estagiária 

Você pode gostar