Rio - O projeto social Gentilezinha, lançado em 2017, encerra sua temporada 2018 com uma apresentação gratuita no próximo sábado, às 13h, na Rua Porto Acre, em Acari. Inspirado no profeta Gentileza, peça aborda temas como Bullying nas escolas, preservação de espaços públicos e respeito às diferenças.
Neste ano, foram mais de 30 apresentações gratuitas em diferentes locais da cidade, como no Praça do Pomar, Praça Nossa Senhora da Paz, e em escolas públicas próximas ao MetrôRio. Durante toda a temporada, haouve ainda a distribuição de cartilhas ilustradas para colorir com mensagens transmitidas em cena.
Para Fernando Oliveira, um dos idealizadores do projeto, trabalhar com valores de cidadania com o publico infantil é desenvolver uma sociedade mais gentil, tolerante, justa e com mais amor. "Esse material didático funciona como uma extensão do que elas assistem, uma vez, que voltam a ter contato com a mensagem que tiveram ao assistir à peça, e reverberam esses valores em família, em seus respectivos círculos sociais, na comunidade, na pracinha ou na escola. Nosso objetivo é ampliar o alcance do projeto para que mais crianças sejam impactadas pelas mensagens positivas".
“O Gentilezinha é focado em educar crianças de 04 a 08 anos e transmitir valores como cidadania e educação para as futuras gerações. Ele fala direto ao coração das crianças, que têm entendimento fácil do que ele se propõe a contar. Elas interagem o tempo todo, se revoltam quando vêm os episódios de bullying e a destruição do parquinho, tomam as dores mesmo. Já com os pais o sentimento é outro. Passa pela satisfação de ver os filhos reagindo e refletindo espontaneamente sobre essas questões”, completou Fernando Oliveira.