
Rio - Com a chegada do Verão, na noite desta sexta-feira, e o forte calor que toma conta do Rio de Janeiro, os banhistas aproveitaram este sábado para lotar as praias da orla carioca. Mas a promessa é que o tempo vire ainda no fim desta tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a previsão é de chuva para o Feriado de Natal.
De acordo com o boletim do instituto, a temperatura máxima na capital, neste sábado, deve chegar a 38ºC. O Inmet indica ainda o céu nublado com pancada de chuva isolada. Para o domingo (dia 23), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas, e a máxima deve atingir 36ºC.
Na segunda-feira, o tempo estará nublado a encoberto com chuva, diz o Inmet. Nos termômetros, a temperatura máxima prevista é de 27°C. E para terça-feira, dia 25, a previsão também é de chuva com máxima de 26°C.
Reforço no patrulhamento pela PM e Guarda
A Polícia Militar iniciou o reforço no patrulhamento na orla carioca em 12 de outubro. A Operação Verão 2018-2019 vai do Flamengo, na Zona Sul, até o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.
A ação é integrada com órgãos da Prefeitura do Rio, como Guarda Municipal e as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Especial de Ordem Pública (SEOP) e de Transportes (SMTR).
A PM atua com 1.200 policiais de unidades convencionais e especializada. Além dos batalhões de áreas da cidade contempladas no esquema de segurança, serão empregados policiais dos batalhões de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), de Áreas Turísticas (BPTur), além do Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont).
O esquema contará com o apoio de um Carro de Comando Móvel que ficará baseado no Arpoador. A unidade receberá, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), que sobrevoará toda a orla. A tecnologia vai agilizar o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário.
Estão planejadas abordagem a veículos, com atenção especial a ônibus, ao longo do dia. Os policiais vão revistar passageiros e, em caso de suspeita de crianças e adolescentes em situação de risco, o caso será encaminhado para a Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos. Para facilitar a comunicação e a integração nas ações, a Polícia Militar irá atuar na mesma frequência de rádio com a Guarda Municipal.
Na areia, vão atuar policiais do RECOM- Rondas Especiais de Controle de Multidões - capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força.
Além da Operação Verão, que começou em outubro, a Guarda Municipal anunciou, esta semana, mais um reforço. No Centro, as equipes da GM-Rio reforçarão as rondas na Uruguaiana, no Largo da Carioca, na região do Saara e na Av. Presidente Vargas.
Na Zona Sul, os pontos cobertos serão o Largo do Machado, a Rua do Catete, em Laranjeiras, e a Praça São Judas Tadeu. Na Zona Norte, os locais de atuação serão a Estrado do Portela (Madureira), a Praça Saens Peña e as Ruas Conde de Bonfim e General Rocca (Tijuca), além da Rua Dias da Cruz (Méier). Já os corredores da Zona Oeste serão na altura do Barra Shopping e do New York City Center, no Recreio, na Alvorada e no Jardim Oceânico.