Limachem Cherem percorreu Realengo pela última vez em seu 'trenó' - Estefan Radovicz
Limachem Cherem percorreu Realengo pela última vez em seu 'trenó'Estefan Radovicz
Por Antonio Augusto Puga

Rio - Chegou a hora de o Papai Noel se aposentar. Não o Bom Velhinho que mora no Polo Norte, mas seu representante no Rio de Janeiro, o ator Limachem Cherem, de 62 anos, que durante 25 anos encarnou o personagem e ontem distribuiu 300 brinquedos pelas ruas de Realengo. O cajado vai para alguém mais jovem, com disposição para realizar sonhos e levar esperança para as pessoas.

No lugar do trenó puxado pelas renas, a versão carioca vai em uma carroça puxada por um cavalo. Para as crianças e adultos, o importante é ver o Bom Velhinho. "Cumpri a promessa que fiz há muitos anos, quando vivia nas ruas e nunca tinha ganhado um brinquedo no Natal. Desde 1993 vivo este personagem, mas existe um momento que é preciso parar", explicou Cherem.

O menino pobre de Barra Mansa que virou ator não nega que Papai Noel é seu melhor personagem. "Dormi muito pouco esta noite, mas compensa ver nos olhos das crianças e até mesmo dos adultos o quanto Papai Noel representa para essas pessoas. É uma magia que me emociona", contou ele, que ainda não revelou o nome de seu sucessor.

Para se transformar em Papai Noel, Limachem veste uma roupa desenhada por sua mulher, e que pesa em torno de 15 quilos. "É quente e pesada, mas vale a pena. Vou sentir saudades, o coração vai ficar apertado, mas é hora de dar lugar a uma outra pessoa", destacou.

Homenagem

O trajeto da carroça do Papai Noel até uma praça em Realengo incluiu uma parada na Escola Municipal Tasso Silveira, onde em 2011, um ex-aluno invadiu o local e matou 12 estudantes. Anualmente, Cherem faz uma homenagem às vítimas, reverenciando as estátuas das crianças colocadas no pátio da escola.

Na Praça Parque Real, Júlia Gomes Alóquio, 9 anos, aguardava ansiosa a chegada do Papai Noel. "Estou feliz de ter ficado perto dele".

Você pode gostar
Comentários