Funcionários preparam as balsas de onde são disparados os fogos de artifício, que serão vistoriados hoje - Luciano Belford
Funcionários preparam as balsas de onde são disparados os fogos de artifício, que serão vistoriados hojeLuciano Belford
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Para garantir o sucesso do Réveillon para 2,5 milhões de pessoas em Copacabana, a prefeitura dará início ao esquema especial da cidade no domingo, com a proibição de estacionamento em diversas vias do bairro até as 22h do dia 2. As interdições começam às 7h do dia 31. Já a segurança será reforçada com a volta do uso de armas de choque por guardas municipais no Ano Novo, após cinco anos de proibição. E quem ainda não adquiriu o bilhete especial do metrô, é melhor correr, já que esta sexta-feira é o último dia das vendas em cinco de seis estações.

Os detalhes operacionais da festa foram divulgados nesta quinta-feira pela prefeitura. Uma novidade será o fechamento, pela primeira vez em dia útil (dia 31), das pistas da orla de Ipanema e Leblon, como ocorre aos domingos e feriados. A área de lazer vai das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º nas avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira. "As áreas de lazer vão ser úteis para a chegada dos ônibus, mas permitem que a população aproveite mais esses bairros no dia 31", explicou Joaquim Dinis, diretor de Operações da CET-Rio. 

Antes e depois do tradicional espetáculo pirotécnico haverá shows em Copa e mais oito bairros do Rio - Gabriel Monteiro/Riotur

Em Copacabana, a maioria das alterações viárias e nos transportes vai repetir os anos anteriores. As primeiras intervenções, às 7h do dia 31, começam com o bloqueio da pista da Avenida Atlântica junto à orla até o Leme e a inversão da pista junto às edificações. A única diferença será o início da proibição da entrada de veículos no bairro, com exceção de ônibus e táxis. Isso vai ocorrer a às 19h30, meia hora mais tarde que em 2017.

A partir das 22h não será possível andar de ônibus ou táxi em Copa. Os acessos ao bairro para todos os veículos serão liberados às 5h de terça-feira. Ir de carro, nem pensar. Não haverá restrição para táxis de cadeirantes.

Após as 22h, a única forma de acessar o bairro serão as estações de metrô. A CET-Rio recomenda aos motoristas evitar o entorno dos bloqueios, porque o trânsito fica sobrecarregado.

Como nos outros anos, passageiros de ônibus deverão se dirigir a dois pontos provisórios que serão montados na Enseada de Botafogo (onde passarão linhas para o Centro e para a Zona Norte) e em Ipanema, localizado entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais (linhas para o Leblon, São Conrado, Barra, Recreio e Zona Oeste) na saída do evento. Essas paradas, de embarque e desembarque, funcionarão das 22h às 5h.

Bilhetes antecipados

Das 19h de segunda-feira, dia 31, às 5h de 1º de janeiro, só poderá acessar o metrô quem tiver o bilhete do Réveillon ou detentores de gratuidades com documento. A venda dos bilhetes especiais, das 10h às 21h, termina hoje nas estações Pavuna, Uruguaiana, Central, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. A partir de amanhã, continua apenas na Carioca. Segunda-feira, a venda será das 10h às 19h ou até durar o estoque.

A estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque às 19h do dia 31, mas continuará para desembarque. A volta será entre meia-noite e 5h em General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico. O cartão especial custa R$ 4,30 ou o dobro para ida e volta. Na SuperVia, a operação seguirá horários de sábados do dia 31 até as 6h do dia 1º. Na madrugada de terça, haverá dez viagens extras na Central (horários em www.supervia.com.br).

Pistolas que imobilizam

Mil guardas municipais dos 1.774 que atuarão no Réveillon poderão usar pistolas de choque para imobilizar quem representar ameaça. Segundo a comandante da corporação, Tatiana Mendes, o equipamento voltará a ser empregado na festa pela primeira vez após cinco anos, já que uma proibição do Ministério Público foi derrubada. O efetivo da Guarda terá aumento de 67% em relação ao ano passado. "O agente atira e o cara cai até ser algemado", explicou Tatiana. 

Guardas recebem treinamento - Divulgação

Os fogos em Copacabana durarão 14 minutos (3 a menos que no ano passado), com 10 balsas, que serão vistoriadas hoje. Entre as atrações, Banda de Ipanema, Gilberto Gil, Preta Gil, Ludmilla e Beija-Flor. Haverá palcos no Flamengo, Guaratiba, Ilha do Governador, Paquetá, Madureira, Penha, Ramos e Sepetiba.

Você pode gostar
Comentários