Sebastião Bruno e Fabio Lessa revisam sistema de refrigeração de hospitais - Divulgação
Sebastião Bruno e Fabio Lessa revisam sistema de refrigeração de hospitaisDivulgação
Por O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio está revisando a refrigeração de hospitais. Neste sábado, o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, e o presidente da RioUrbe, Fabio Lessa, acompanhados de técnicos do município, estiveram nos hospitais Souza Aguiar, no Centro, Salgado Filho, no Méier, e Barata Ribeiro, na Mangueira.

No Souza Aguiar e Salgado Filho, que juntos realizam 16 mil atendimentos e 1.200 cirurgias por mês, equipes técnicas foram mobilizadas para trabalhar permanentemente no local e manter o sistema em funcionamento adequado. Além disso, na próxima segunda-feira, a Prefeitura inicia os procedimentos administrativos, em caráter emergencial, para a cotação dos equipamentos e orçamento dos serviços complementares necessários, de forma a que as duas unidades não sofram mais com problemas decorrentes da climatização.

A equipe de manutenção está fazendo a revisão geral do sistema do Souza Aguiar. Foi identificada a necessidade de substituição das três máquinas Chiller, responsáveis pela refrigeração do centro cirúrgico. Por serem muito antigos, esses aparelhos de refrigeração central apresentam problemas de funcionamento, o que resulta em oscilação de temperatura, que ontem, nas dez salas do centro cirúrgico, variava de 19,6 a 24,8 graus. As normas técnicas preconizam uma temperatura entre 18 e 22 graus.

No Hospital Salgado Filho, a temperatura aferida no interior da unidade foi de 22 graus. Os técnicos, no entanto, constataram problemas nos dois equipamentos do sistema de refrigeração no setor de emergência. Será necessária a aquisição de um novo Chiller, que se integrará ao conjunto existente, formando um sistema com três máquinas, uma delas como back up (suporte de emergência).

Já no Hospital Barata Ribeiro, onde a refrigeração das salas é feita por equipamentos de parede ou Split, foi verificada a perda de eficiência por falta de portas nas enfermarias. O prédio precisará passar por pequenas reformas para melhorar a climatização. O problema será resolvido, também de forma emergencial, com a manutenção e substituição de alguns aparelhos.

Os técnicos da RioUrbe também já atuaram na Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon e no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, para correção do sistema de climatização.

Ainda neste verão, o Instituto Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro terá todas suas enfermarias climatizadas pela Prefeitura. A unidade é a única da rede municipal especializada nesse tipo de atendimento. O instituto tem dez enfermarias e 58 leitos e funciona agregado ao Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira.

Você pode gostar