Polícia Militar vai implantar programa de reconhecimento facial e de placas de veículos - Divulgação
Polícia Militar vai implantar programa de reconhecimento facial e de placas de veículosDivulgação
Por O Dia

Rio - A Secretaria de Estado da Polícia Militar vai implantar, durante o Carnaval, o projeto de reconhecimento facial e de leitura de placa de veículos. Para viabilizar a fase teste, que começa a partir desta sexta-feira e funcionará apenas no Carnaval, 100 policiais estão sendo capacitados em um curso intensivo no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Se aprovado, o projeto-piloto servirá de base para o termo de referência de uma futura licitação, com a possibilidade de participação de outras empresas.

"As atividades começam na sexta, às 8h, e vão até as 8h da quarta-feira de Cinzas. Nos dois dias seguintes, o trabalho será avaliado. As operações retornam no sábado e serão encerradas no domingo", explicou o porta-voz da Secretaria de Polícia Militar, coronel Mauro Fliess.

CICC

Utilizando de forma integrada as câmeras instaladas em Copacabana, o programa consiste no envio de informações online e em tempo real para uma central que ficará instalada no CICC. As imagens faciais e das placas dos veículos serão analisadas por operadores, que utilizarão os bancos de dados da Polícia Civil e do Detran. Serão usadas imagens de 28 câmeras de monitoramento de trânsito da CET-Rio, que são interligadas ao centro. A gestão operacional do sistema ficará restrita ao Estado, que terá o controle do banco de dados. O suporte da Oi será na tecnologia oferecida.

Você pode gostar
Comentários