Por Rachel Siston*

Rio - Os motoristas que passaram pelo Centro do Rio na madrugada de quarta para quinta-feira já sofreram com as primeiras interdições para o Carnaval 2019. Por conta da movimentação das escolas do Grupo de Acesso que percorreram a Avenida Brasil entre 0h30 e 4h, a Via Binário do Porto foi fechada no sentido Centro e as adjacências da Rodoviária do Rio ficaram interditadas.

A partir das 22h de hoje, o Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto no sentido Avenida Brasil fecharão para a retirada dos carros alegóricos dos barracões que ficam na região. À 0h, a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, será fechada para a chegada dos carros alegóricos, no trecho de acesso à pista lateral, após a Avenida Passos.

Na sexta-feira as interdições começam às 11h. A pista central da Avenida Presidente Vargas fica fechada no sentido Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea.

Às 15h é a vez da Rua Benedito Hipólito ser interditada no trecho entre a Rua Amoroso Lima e a alça de descida da Avenida Trinta e Um de Março e as vias do entorno do Sambódromo. A pista central da Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira e as duas pistas de saída do Centro vão ser liberadas no sentido Praça da Bandeira, também às 15h.

As vias do entorno do Sambódromo e a Presidente Vargas voltam a ser interditadas às 17h, a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira e na pista lateral no sentido Centro até a Praça da República. A Rua Frei Caneca e Avenida Trinta e Um de Março serão fechadas às 19h30.

No sábado, a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, vai ser interditada à 0h, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central. A Região Portuária também sofrerá interdições. O Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto no sentido Rodoviária serão interditados às 23h e no sentido Centro fechará às 0h30. A Av. Brasil, na altura de Manguinhos, será interditada a partir da 1h. Além dessas, as interdições realizadas na sexta-feira serão mantidas nos dias dos desfiles do Grupo A, Especial e das escolas de Samba Mirins.

As ruas Estácio de Sá e Frei Caneca, sentido Centro, a Av. Trinta e Um de Março e a lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária até a altura da Rua Carmo Neto serão reabertas às 9h de sábado, mas voltam a ser fechadas das 17h até 5h da quarta-feira de cinzas. Os corredores da Rua Frei Caneca e do Viaduto Trinta e Um de Março serão fechados às 19h de sábado, domingo e segunda-feira e serão abertos às 2h do dia seguinte.

No dia do Desfile das Campeãs, serão fechadas à 0h, as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova e as demais vias no entorno do Sambódromo. Às 14h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral nos dois sentidos até a Praça da República. Também será fechado o acesso a Av. Paulo de Frontin sob o viaduto. Às 19h será interditada a Rua de Santana, Avenida Trinta e Um de Março e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca no setor ímpar. Todas as vias deverão ser liberadas até as 12h de domingo.

Lei Seca na Sapucaí

Para evitar acidentes, todos os motoristas de carros alegóricos vão passar pelo teste do bafômetro da Operação Lei Seca, antes de entrarem na Passarela do Samba.

Os agentes vai realizar os testes durante todos os dias de desfiles na Sapucaí, começando às 21h de sexta-feira. A tenda da Operação vai ficar na área de concentração das escolas, ao lado do Setor 1, na Avenida Presidente Vargas.

*Estagiária supervisionada por Cadu Bruno

Você pode gostar
Comentários