Mais Lidas

MAR completa 6 anos e oferece programação gratuita no fim de semana

Evento terá show do rapper BK e oficinas. Entrada para o museu também será franca de sexta a domingo

Por O Dia

Museu de Arte do Rio (MAR)
Museu de Arte do Rio (MAR) -

Rio - O Museu de Arte do Rio (MAR), completou seis anos no início de março, e vai comemorar o aniversário da instituição com uma programação especial e gratuita no fim desta semana. No dia 29, sexta-feira, às 18h, acontece a primeira edição do MAR de Música em 2019, que contará com show do rapper BK', artista expoente da nova cena do rap.

Integrante do selo musical Pirâmide Perdida, o músico foi alçado à fama nacional em 2016 com o aclamado "Castelos & Ruínas", seu disco de estreia. Nos pilotis do MAR, BK' irá apresentar show da turnê do álbum "Gigantes" (2018), iniciada em janeiro deste ano. O evento musical, com curadoria de Gabriel Moreno, ainda conta com a participação do DJ KIB, do coletivo B7DJ$.

"Somente no ano passado, recebemos quase 500 mil visitantes. Estamos abertos ao diálogo, em sintonia com os movimentos culturais e atentos aos desejos do público. A exposição "O Rio do samba", por exemplo, foi prorrogada por conta da grande visitação. Outro marco é a mostra "Mulheres na Coleção MAR", que teve início junto com uma campanha para aumentar o número de artistas mulheres no acervo do museu e acabou incorporando cerca de 70 novas obras", contou Eleonora Santa Rosa, diretora executiva do MAR.

No dia 30, sábado, o museu recebe o evento de lançamento da Coleção Semear – Livros Puri. Editada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a coletânea representa um marco de reparação às culturas indígenas do sudeste brasileiro. O evento contará ainda com oficinas e rodas de canto e dança.

De sexta até domingo, o museu terá entrada gratuita para as mostras em cartaz durante o horário de funcionamento, das 10h às 17h. O visitante também poderá participar de ativações nas exposições "O Rio do samba – resistência e reinvenção", "A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia", que encerra no sábado 30, e "Mulheres na Coleção MAR". Conversas de galeria e oficinas para crianças e adultos completam a programação.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, 29

11h às 12h - Ativação na exposição "A pequena África e o MAR de Tia Lúcia", com Gisele de Paula

14h às 15h - Ativação na exposição "A pequena África e o MAR de Tia Lúcia", com Gisele de Paula

15h às 18h - Conversa de Galeria com Leandro Vieira, Luiz Antônio Simas e Thais Bastos

18h às 22h - MAR de Música - BK'

Sábado, 30

11h - Bandeira Tia Lúcia

11h às 12h - Ativação na exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”, com Guilherme Marins

14h às 17h - Oficina de Criação: stencil, com I Love M.P e os educadores do MAR Edmilson Gomes e Georges Marques. Inscrições em museudeartedorio.org.br

A partir das 14h - Lançamento da Coleção Semear - Livros Puris

Cronograma:

14h às 15h – Oficina plantas que curam, com Niara do Sol (15 vagas)

15h10 - Chamamento - Canto de abertura

15h10 às 16h10 - Lançamento da Coleção Semear com os autores Niara do Sol, Zélia Balbina, Dauá Puri, Carmelita Lopes e Marcelo Lemos.

16h20 às 17h - Roda de canto e dança Puri.

16h20 às 17h - Oficina de peteca, com Carmel Puri (15 vagas)

Inscrições: Distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade, na recepção do MAR

Domingo, 31

11h às 12h - Ativação na exposição "Mulheres na Coleção MAR", com Maria Rita Ribeiro

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários