Escola Técnica Santa Cruz - Reprodução/ Facebook
Escola Técnica Santa CruzReprodução/ Facebook
Por O Dia
Rio - A Escola Técnica Estadual Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, será a primeira unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) a receber o projeto Fireblue que permitirá economia de 40% na consumo do gás e de 90% na emissão de CO2. Por meio de uma parceria com a empresa Ecochama, será instalado nas dependências da unidade um dispositivo responsável por otimizar o uso da matriz energética.

O equipamento instalado no início deste mês, já foi adotado em diversas empresas privadas e órgãos públicos e tem sua eficiência energética comprovada por laudos técnicos e selo do corpo de bombeiro, com economia de até 68% no consumo de gás LP.

O diretor técnico da Ecochama, Daniel Filho, explica que sistema tem por objetivo otimizar e instabilizar o fluxo do gás. Ele emite menos monóxido de carbono CO2 e, consequentemente, menos dióxido de carbono CO para a atmosfera.

"A partir do Fire Blue, aumentamos o poder calórico do gás, fazendo com que em um menor espaço de tempo tenhamos uma utilização menor no consumo. Para se ter uma ideia do efeito do equipamento, uma água que normalmente leva cerca de cinco minutos para ferver, após a instalação do filtro, tem o tempo máximo de dois minutos e trinta segundos. Além de trazer economia o sistema, trás também sustentabilidade para o meio ambiente", analisa Filho.