Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos - Reprodução
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anosReprodução
Por O Dia
Rio - O Hospital Municipal Salgado Filho vai realizar a 26ª da campanha itinerante de Doação de Sangue, nesta terça-feira, no Méier, na Zona Norte do Rio. A ação acontece em parceria com o Hemorio e tem como objetivo aumentar o estoque de sangue na unidade.
As doações podem ser feitas das 10h as 15h, por pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50kg. O doador precisa levar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista, passaporte, etc) e repousar na noite anterior.
Publicidade
É necessário não ingerir comida gordurosa algumas horas antes da doação e, caso tenha almoçado, o doador deve aguardar duas horas para retirar o sangue. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais e idosos só poderão doar caso já tenham feito anteriormente.
Cuidados especiais

Pessoas que tenham tido alguma doença respiratória anteriormente deverão aguardar uma semana após o fim dos sintomas. Já quem fez tatuagem ou colocou piercing ou mulheres em fase de amamentação só podem doar sangue após um ano. Portadores de doenças transmissíveis não podem participar da doação.

Os interessados em participar da campanha podem doar sangue no Hospital Municipal Salgado Filho, na Rua Arquias Cordeiro, 370, no Méier. Os doadores poderão receber declaração e atestado médico para apresentar no trabalho.