Cadeirante se arrasta para subir escada em estação de metrô no Rio de Janeiro  - Karilayn Areias/ Agência O Dia
Cadeirante se arrasta para subir escada em estação de metrô no Rio de Janeiro Karilayn Areias/ Agência O Dia
Por KARILAYN AREIAS
Rio - Um cadeirante teve que se arrastar para subir as escadas do metrô da estação de Thomas Coelho, na Zona Norte do Rio. De camisa rosa e boné preto, o homem utilizava as forças dos braços para conseguir vencer o obstáculo e chegar à saída. O flagrante foi feito na noite da última segunda-feira (22).
No ano passado, obras de acessibilidade realizadas pela empresa Volvo foram iniciadas na estação. Entretanto, atualmente não há movimento de trabalhadores no local.
Publicidade
Procurada pelo DIA, a assessoria do MetrôRio informou que a estação possui "uma plataforma escaladora móvel em um sentido da via e uma plataforma inclinada no sentido oposto" e que o cliente, que seria um usuário recorrente do sistema, opta por não usá-lo por achá-lo muito lento.
Já sobre a obra, a concessionária informou que elas são para "a instalação de plataformas verticais, nos dois sentidos". Ainda de acordo com o metrô, "a previsão de finalização é até setembro e as obras são feitas durante a madrugada".
Publicidade
O DIA também entrou em contato com a Volvo, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.  
O caso de Thomas Coelho acontece duas semanas após o professor Jorge Valente, 60 anos, ser flagrado se arrastando para subir as escadas no posto do INSS, localizado na Avenida Marechal Floriano, no Centro do Rio. 
Publicidade
Confira a nota do MetrôRio na íntegra:
"O MetrôRio informa que a estação de Thomaz Coelho tem acessibilidade e conta com uma plataforma escaladora móvel em um sentido da via e uma plataforma inclinada no sentido oposto. Para utilizá-las, basta o passageiro acionar um dos agentes no local. Além disso, a estação está passando por modernização e estão sendo instaladas plataformas verticais, nos dois sentidos, com previsão de finalização até setembro. As obras são feitas durante a madrugada.
Publicidade
O MetrôRio esclarece, ainda, que os equipamentos estão funcionando, e o uso da plataforma escaladora foi oferecido ao cliente mostrado na imagem. Ele é um passageiro frequente e comumente se recusa a usar o equipamento, sempre optando por descer por conta própria. Um agente da concessionária o acompanha, ajudando a carregar sua cadeira de rodas.

Todas as 41 estações possuem equipamentos de mobilidade e acessibilidade, como elevadores, plataformas verticais, plataformas inclinadas, escadas rolantes ou esteiras. Ao todo, a concessionária conta com 368 equipamentos distribuídos nas três linhas."
 
Publicidade
*Matéria atualizada às 18h43 para inclusão da nota enviada pelo MetrôRio. 
Publicidade