Sesc se destaca como motor cultural do estado

Diversidade de oficinas mostra a pluralidade da instituição na busca pela formação social e profissional dos alunos

Por O Dia

Atividades de pinturas, artes cênicas e de roteiro estão entre os diferentes laboratórios oferecidos em todas as 21 unidades do Sesc RJ
Atividades de pinturas, artes cênicas e de roteiro estão entre os diferentes laboratórios oferecidos em todas as 21 unidades do Sesc RJ -
Rio - De todos os conceitos que envolvem a formação de um ser humano, a cultura e a educação são alguns dos mais importantes. Elas ajudam a moldar a sociedade e as futuras gerações. Não é a toa que esses são os principais pilares de atuação do Sesc RJ, um dos principais agentes de fomento à cultura no estado do Rio
Bem-estar e qualidade de vida do comerciário e da sociedade, e o acesso da população a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social já são pilares do Sesc RJ desde sua criação, em 1946. Atualmente, com o objetivo de fomentar e garantir que as mais diversas manifestações culturais brasileiras tenham espaço, o Sesc oferece diversas oficinas neste sentido.
São diferentes laboratórios que ajudam a inserir as pessoas no ramo cultural: linguagens, artes cênicas, artes plásticas, danças, circo, dramaturgia, música, teatro, cinema, entre outros. A maior parte das oficinas é gratuita. Quando há algum custo, o valor é simbólico ou revertido em doação de alimentos não perecíveis.
"O Sesc tem duas diretrizes básicas: a primeira diz que todo cidadão tem o direito de ter a sua cultura respeitada e também o direito de conhecer outras culturas. A segunda diretriz fala sobre a diversidade cultural. Então, nós temos o cuidado de oferecer a maior diversidade possível de cultura em nossas unidades", diz Márcia Costa Rodrigues, gerente de cultura do Sesc RJ.
Para Márcia, a instituição vai além da formação profissional. "Trabalhamos no sentido antropológico da cultura, mais do que meramente em uma formação artística, que também é importante. É a chamada bagagem cultural, que pode servir profissionalmente, mas também engrandece a vida do cidadão", conta.
Paixão pela arte
Luis Cailaud, 59 anos, começou no Sesc RJ frequentando um grupo teatral. No entanto, a diversidade de ações da instituição despertou outros interesses. Tanto que ele se tornou professor de xilogravura (técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel) da instituição.
"Tudo começou no grupo teatral, nos anos 1980. Um dia, por curiosidade, entrei em uma sala e me deparei com um professor de xilogravura. Gostei do trabalho e pedi para participar das aulas. Ali começou minha paixão por esta arte. Desde então, há 25 anos, sou professor de xilogravura e hoje dou aula justamente no Sesc, onde tudo começou", recorda.
 
Sesc RJ tem papel fundamental no fomento da cultura - Divulgação Sesc RJ
De aluno a professor, Luis conta que o Sesc transformou a sua vida. "Eu trabalhava como vitrinista e acabei me apaixonando pela xilogravura. É uma arte trabalhosa, que exige dedicação e que me fez abdicar de muitas coisas na vida. Mas quando você convive com a arte, sua vida ganha uma nova perspectiva", explica o professor, que é responsável por formar 40 alunos por ano.
O Sesc também tem uma veia artística forte na criação. São ações de estímulo à formação e aquisição de conhecimento totalmente gratuitos. É o caso do Sesc Argumenta, laboratório imersivo que propõe uma consultoria especializada para novos autores de projetos cinematográficos.
Rita Piffer participou da primeira edição do laboratório. Ela destaca como a atividade e a chancela do Sesc enriquecem o currículo de um profissional da área. "Ter o selo de qualidade do Sesc no currículo conta demais. As pessoas do meio veem o Sesc Argumenta como um ótimo laboratório de roteiro e argumento. A curadoria é maravilhosa. Isso aumenta muito as chances de trabalho no meio por conta do networking obtido durante o curso".
Além de cultura e educação, o Sesc RJ também oferece acesso a atividades nas áreas de saúde, turismo social, esporte e responsabilidade social. Para ficar por dentro, acesse o site www.sesc.com.br. A instituição tem atividades culturais em todas as 21 unidades espalhadas por 12 municípios do estado do Rio.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Atividades de pinturas, artes cênicas e de roteiro estão entre os diferentes laboratórios oferecidos em todas as 21 unidades do Sesc RJ Divulgação
Instituição se destaca pela variedade de laboratórios em suas 21 unidades no estado Divulgação

Comentários