Veículos de Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário - Divulgação
Veículos de Serviço de Transporte de Passageiro Complementar ComunitárioDivulgação
Por *Juliana Mentzingen
Rio - Os "cabritinhos", veículos do Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário (STPC), estarão de cara nova a partir do ano que vem. A novidade foi publicada hoje no Diário Oficial pela Secretaria Municipal de Transportes. 
Conhecidos por este nome por circularem por áreas de difícil acesso às comunidades, os "cabritinhos" passarão a apresentar cores determinadas para cada uma das quatro regiões da cidade na parte frontal, traseira e lateral do veículo. A cor verde indicará os veículos que circulam na Zona Norte, o amarelo no Centro e na Zona Sul, o azul na Zona Oeste, na área de Jacarepaguá e adjacências e o vinho também para a Zona Oeste, na área de Campo Grande e adjacências.
Publicidade
O novo layout ajudará os passageiros a identificar os veículos que prestam o serviço, que apresenta as mesmas características do Serviço de Transporte Local (STPL). Os "cabritinhos" são operados por kombis e veículos similares e transportam de oito a 16 pessoas por veículo. As linhas têm o objetivo de auxiliar o deslocamento de passageiros em locais de difícil acesso ou que não tenham linhas regulares de transporte coletivo, como ruas internas de comunidades. A frota de "cabritinhos" licenciados na SMTR é de 491 veículos, circulando 24 horas por dia.
A secretária municipal de Transportes, Virgínia Maria Salerno, ressaltou a importância da medida, tanto para os usuários do sistema, quanto para a fiscalização do serviço. "Pensando sempre no bem-estar do passageiro, que merece realizar deslocamentos de qualidade e com segurança pela cidade, fizemos estudos para alterar a identidade visual dos 'cabritinhos', que além de contribuir com os usuários na identificação do serviço, também tornará mais efetiva a fiscalização", destacou.
Publicidade
Na quinta-feira, a secretaria anunciou que o serviço passará atender a linha Maré x Bonsucesso, criada em 2016 através do Decreto 42.218. O ponto final será na Rua Tancredo Neves.
*Estagiária sob supervisão de Martha Imenes