Prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro no campus da Ilha do Fundão: alunos orgulhosos - Reprodução
Prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro no campus da Ilha do Fundão: alunos orgulhososReprodução
Por REVISTA PLANETA

Rio - O Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ foi roubado neste fim de semana. Os assaltantes levaram cabo de gerador, cinco aparelhos compressores de ar-condicionado e ferramentas da casa de máquinas.

Segundo reportagem do jornal O Globo, os equipamentos garantem a segurança de amostras de vírus e células usadas para pesquisas como de zika, febre amarela, chicungunha e HIV, que agora estão sob risco. O laboratório, que fica no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, realiza pesquisas estratégicas dos vírus que causam essas doenças.

O centro de pesquisa é considerado “de segurança máxima” e não pode funcionar sem gerador. O aparelho começa a funcionar dez segundos depois que a luz acaba para garantir que a pressão dentro do ambiente continue negativa, o que certifica que nenhum vírus saia dele.

Além disso, o gerador mantém a temperatura dos freezers que guardam amostras congeladas quando há queda de energia. O coordenador do laboratório, Amilcar Tanuri, afirmou ao Globo que todas as amostras de vírus e células estão sob risco, assim como a continuidade das pesquisas.

Esta é a segunda que o laboratório é roubado. Em março, bandidos furtaram cabos do gerador de cobre, um equipamento de alto custo. O laboratório ainda sofre contingenciamento do MEC, o que dificulta a substituição dos equipamentos.

A UFRJ divulgou nota afirmando que buscará a Polícia Federal para esclarecimento dos fatos e que a Prefeitura Universitária está dando suporte ao laboratório e acompanhando o caso.

 

Você pode gostar
Comentários