Via está fechada desde o dia 28 de maio - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Via está fechada desde o dia 28 de maioEstefan Radovicz / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A Prefeitura entregou nesta quinta-feira nota técnica elaborada pelos técnicos da Geo-Rio sobre as obras que vêm sendo feitas na Avenida Niemeyer. De acordo com a decisão da 13ª Câmara Cível, Ministério Público e peritos judiciais também apresentaram suas conclusões após a vistoria realizada na última segunda-feira, 19 de agosto.  
O documento atesta que as obras feitas no local garantem segurança de motoristas e pedestres e, a partir disso, pedir a reabertura da mesma.
Publicidade
Fechada desde o dia 28 de maio por determinação judicial, a região passa por obras para evitar futuros deslizamentos. O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, acompanhou a vistoria e lembrou do temporal que atingiu o Rio momentos antes da Niemeyer ser fechada. "Aquilo foi chuva para Arca de Noé. Nunca havia chovido tanto em anos", classificou.
Em despacho desta quinta-feira, o desembargador Mauro Pereira Martins deu prazo de 72 horas para que o Ministério Público e a Prefeitura se manifestem sobre os respectivos laudos, se assim desejarem, antes que a Justiça decida sobre a reabertura da via. 
Publicidade
Obras de R$ 31 milhões e protocolo de chuva
O secretário garantiu que até o final de outubro todas as obras na Niemeyer estarão concluídas. Segundo ele, se for necessário, os agentes vão trabalhar aos finais de semana. Ele diz ainda que a prefeitura investiu R$ 31 milhões na região.
Publicidade
Bruno contou que dois terços das obras já foram realizadas. De acordo com ele, foram feitas cinco mil simulações em computadores sobre deslizamentos na encosta da Niemeyer. O software usado faz simulação com volumes de água, dados da topografia, relevo, altura, além de fotos. Nenhuma delas apresentou deslizamentos.
"Em caso de chuva forte, o protocolo da prefeitura vai alertar pelo Alerta Rio para que a via feche", Bruno garante.