Serviços corporativos da entidade auxiliam empresas fluminenses na busca por profissionais capacitados

Referência em ensino profissionalizante, o Senac RJ vem se destacando também com os serviços voltados para empresas,

Por O Dia

Jovem Aprendiz capacita mais de 10 mil jovens e atende cerca de 3.500 companhias por ano
Jovem Aprendiz capacita mais de 10 mil jovens e atende cerca de 3.500 companhias por ano -
Referência em ensino profissionalizante, o Senac RJ vem se destacando também com os serviços voltados para empresas, criando soluções personalizadas para aquelas que buscam contratar pessoas qualificadas ou mesmo promover a atualização constante de seu quadro de pessoal. Com ferramentas como o Senac Empresa, o programa Jovem Aprendiz e o Banco de Oportunidades, a entidade visa atender as demandas das empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Rio, estimulando a geração de emprego e renda para a população fluminense.

O Programa Jovem Aprendiz tem números expressivos. De acordo com Rosane Masiero, gerente de Responsabilidade Social responsável pela área, são atendidas por ano cerca de 3,5 mil empresas, que qualificam mais de 10 mil jovens. Eles são matriculados em cursos de Aprendizagem do Senac RJ - duração de 1 ano e quatro meses -, em diversas áreas, recebendo formação técnico-profissional em conjunto com a empresa contratante. As de maior demanda são: serviços administrativos, hotelaria, lanchonetes, restaurantes e postos de combustíveis.

Por meio destes cursos, o Senac RJ auxilia as empresas a cumprirem a Lei de Aprendizagem (nº 10.097/2000), que tem como objetivo promover a inclusão social e profissional de jovens com idade entre 14 e 24 anos. Conforme especifica a Lei, trata-se de um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos. O jovem deve estar inscrito em programa de aprendizagem e a empresa é obrigada a assegurar formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Toda empresa de médio a grande porte (50 ou mais funcionários) deve contratar para compor o seu quadro de colaboradores de 5% a 15% de jovens na condição de aprendizes.

Selecionam-se pessoas que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio - ou que já tenham concluído esta etapa escolar. “A maioria das empresas com as quais trabalhamos já têm um olhar para o aproveitamento e efetivação desses jovens. Os cursos do Senac RJ são importantes porque oferecem formação teórica, mas o ciclo se completa com a prática nas empresas”, comenta Rosane.

“Os cursos formam cidadãos responsáveis e conscientes. Além de adquirir o conhecimento, os jovens aprendizes do Senac RJ são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade”, completa a gestora. As empresas que desejarem mais informações podem acessar www.rj.senac.br/jovem-aprendiz/ ou enviar e-mails para jovemaprendiz@rj.senac.br.

Senac Empresa

O Senac Empresa é o atendimento corporativo do Senac RJ e desenvolve programas nos quais aplica a metodologia de capacitação profissional focada na formação prática e na solução de problemas. “No ambiente corporativo, o Senac Empresa atua como um facilitador para geração de resultado nas organizações, realizando o diagnóstico das necessidades e realizando o desenvolvimento, a implantação, o acompanhamento e a avaliação dos resultados dos projetos de Educação Corporativa”, explica Manuel Vieira, gerente de Relacionamento Corporativo.

A instituição oferece projetos customizados, presenciais ou a distância, que auxiliam na gestão do conhecimento e no aumento da produtividade. Entre as áreas com maior demanda, ele cita hotelaria e gastronomia. Anualmente, são atendidas cerca de 30 empresas de grande porte. E elas parecem estar bem satisfeitas: o índice de renovação de contrato é de 85%. Uma delas, do ramo de bebidas, contou com o expertise do Senac RJ para o desenvolvimento de um curso de qualificação e aperfeiçoamento de garçons, na Lapa, área boêmia na Região Central do Rio. Em dois anos, já passaram pelo curso 2 mil pessoas.

O Senac Empresa realiza ainda projetos de Consultoria em Educação Corporativa, programas de Desenvolvimento de Líderes e Equipes e iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial. Para conhecer as soluções corporativas do Senac RJ, basta acessar www.rj.senac.br/senac-para-empresas/ ou encaminhar e-mail para atendimentocorporativo@rj.senac.br .

Banco de Oportunidades
Outro projeto importante é o Banco de Oportunidades, serviço gratuito que aproxima alunos e empresas. De acordo com a gerente do projeto, Fernanda Centurion, a iniciativa adota o conceito da trabalhabilidade, que além de promover o acesso a oportunidades de emprego, considera o empreendedorismo e a geração de renda. “Para isso, o serviço oferece diversas atividades nas unidades do Rio e do interior fluminense para auxiliar empresas que buscam profissionais qualificados e orientar alunos da instituição a se destacarem na carreira”, diz.

Apenas em 2018, o Banco de Oportunidades atendeu 853 empresas, que disponibilizaram mais de 3 mil vagas. A iniciativa impactou 105 mil alunos em mais de 100 ações realizadas. No primeiro semestre deste ano, 60 ações impactaram 85 mil alunos. Atualmente, são mais de 15 mil currículos disponíveis para seleção pelas empresas parceiras e o resultado desse trabalho é uma taxa média de empregabilidade de 66% entre os alunos da instituição.
Entre os projetos, Fernanda destaca o Conectou, no qual a empresa parceira apresenta seu plano de carreira e suas vagas e o aluno do Senac RJ recebe orientação sobre como ter sucesso em processos seletivos; O Seleção in Loco, por meio do qual a equipe do Banco de Oportunidades apoia na realização do seletivo dentro do Senac RJ e presta toda a consultoria necessária para auxiliar o parceiro a selecionar os melhores candidatos para atender suas necessidades; e o Partiu Estágio, em parceria com Agentes Integradores, que são instituições privadas que agem intermediando o estágio entre as empresas e as instituições de ensino.

“O Banco de Oportunidades beneficia não apenas os jovens estudantes, mas também é um aliado importante para os empresários, uma vez que os ajuda a selecionar profissionais altamente capacitados”, conclui a gestora. O Senac RJ recebe cadastros de empresas que buscam estabelecer essa ponte com a educação profissional e atrair mão de obra qualificada para seus negócios, pelo site https://www.bancodeoportunidades.com.br.

O Banco de Oportunidades promove extensa programação de atividades nas unidades, como rodadas de bate-papo orientação em projetos de qualificação profissional, oficinas de currículos e workshops.

Comentários