A picape blindada que será testada pelos próximos 30 dias - fotos de Reprodução
A picape blindada que será testada pelos próximos 30 diasfotos de Reprodução
Por Bruna Fantti
Rio -  Polícia Militar vai testar uma nova viatura no patrulhamento, na semana que vem. Policiais do Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões) serão os primeiros a utilizar os veículos. Todos os vidros, inclusive o para-brisa, terão aberturas para apoiar fuzis.
Além de serem blindados, os vidros também contam com uma grade protetora e uma chapa metálica. O veículo é um protótipo criado a partir de uma picape Frontier, da Nissan, e, segundo a Secretária de Polícia Militar, foi apresentado ontem ao governador Wilson Witzel. “Durante o período de teste, previsto para
30 dias, serão avaliados dois aspectos fundamentais: a capacidade operacional do veículo em apoio ao patrulhamento de vias expressas e, principalmente, a segurança dos policiais”, afirmou a PM, em nota. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alguns detalhes do novo carro de patrulhamento.
Publicidade
A corporação afirmou que, caso a avaliação seja positiva, “será lançado edital de licitação para compra de veículos similares, aberto a montadoras em condições de atender as exigências técnicas”. A PM não informou se os testes terão custos para o estado. Em julho deste ano, a PM recebeu 26 viaturas da marca Toyota - 149 sedans e 187 picapes. O lote foi o terceiro de uma compra de um total de 1.659 carros adquiridos pelo Gabinete de Intervenção Federal. O critério de distribuição dos carros priorizou as unidades com maior déficit de veículos e as áreas de maior incidência criminal. Das 1.352 novas viaturas distribuídas em 2019, a Região Metropolitana foi a contemplada com a maior cota.
Apesar da aquisição, feita pelo governo federal, a PM ainda necessita de mais viaturas. A última inspeção do
Ministério Público, realizada em julho, apontou que cerca de 60% dos carros apresentava algum defeito ou estava baixada. Em agosto, a PM abriu uma nova licitação de viaturas, voltada especificamente para o Bope.