- Divulgação
Divulgação
Por O Dia
Rio - Após passar com sucesso pela quadra da Beija-Flor de Nilópolis, o projeto 'Saúde de Bamba' chega neste sábado à quadra da União da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, a partir das 10h. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com as escolas do Grupo Especial, tem como objetivo oferecer vários serviços ao cidadão, como promoção e prevenção a saúde e emissão de documentos. O evento acontece até as 15h, mas a distribuição de senhas começa às 10h.

"A ideia é unir o Carnaval, que é uma das paixões da população do nosso estado, com a saúde. Nas quadras, os moradores da região vão poder se cuidar e se divertir", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

A população contará com diversos serviços, como orientação médica, saúde bucal, coleta de sangue para o Hemorio, teste de glicose, aferição de pressão, ação de prevenção contra o uso de drogas ilícitas, orientações sobre como se alimentar de maneira saudável e sobre os riscos do tabagismo, e distribuição de preservativos. Também será mostrada por agentes de saúde a importância de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação conta ainda com uma parceria com a Fundação Leão XIII, para emissão gratuita de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, e com o Detran, para 1ª e 2ª vias de carteira de identidade. Já o Sine realizará o agendamento para a emissão da carteira de trabalho e para seguro desemprego, e a OAB Ilha dará orientação jurídica aos interessados.

Também estão previstas sessões de yoga, reiki e massoterapia, maquiagem artística para crianças e corte de cabelo. Integrantes do grupo Alcoólicos Anônimos estarão presentes para tirar dúvidas.

A quadra da União da Ilha fica na Estrada do Galeão 322, Cacuia.