Rio, 26/10/2019, Prefeito Marcelo Crivela com a primeira dama Sylvia Jane e o Diretor do VLT carioca, Marcio Hannas  entregam a linha 3 do VLT. Centro do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia. - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rio, 26/10/2019, Prefeito Marcelo Crivela com a primeira dama Sylvia Jane e o Diretor do VLT carioca, Marcio Hannas entregam a linha 3 do VLT. Centro do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia.Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Por Lucas Cardoso e Lucas França*

Comerciantes da Avenida Marechal Floriano e redondezas, no Centro, comemoraram ontem o início da operação da Linha 3 do VLT. O ramal, que leva 18 minutos para ligar a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, deverá reaquecer o comércio da região.

"Vivemos por quase dois anos em um canteiro de obras. As pessoas já nem passavam mais por aqui. Estávamos precisando da volta desse movimento pro nosso comércio", disse Joilma Monteiro, de 70 anos, proprietária de uma loja na Marechal Floriano há mais de 30 anos.

A avenida recebe duas das três novas estações — Santa Rita-Pretos Novos, que fica próxima ao número 19, e Camerino-Rosas Negras. A terceira parada fica na Praça Cristiano Otoni, entre a Central do Brasil e o Palácio Duque de Caxias. As obras na Marechal Floriano começaram em janeiro de 2018, com quase dois anos de atraso. A linha deve ampliar de 80 mil para 100 mil o número de passageiros em dias úteis.

De acordo com o prefeito Marcelo Crivella, a conclusão demorou porque as negociações com o consórcio eram complicadas. Quando assinado, o contrato de concessão previa 260 mil passageiros por dia, o que obrigava o município a ter de arcar com o saldo negativo de passagens.

"Pelo contrato original, teríamos que pagar 120 mil passagens por dia para cumprir o previsto lá atrás, o que representaria R$ 1,8 bilhão em dez anos. Tivemos longa conversa com o consórcio do VLT. Foram meses de discussão para que pudéssemos mostrar que a cidade, na crise atual, não tem condições de atender à demanda", explicou Crivella durante a inauguração.

Segundo o consórcio VLT, a expectativa é de uma procura 25% maior nos dias úteis. Além disso, o intervalo dos passageiros a partir da Rio Branco, nos pontos onde já passa a Linha 1, deve ser reduzido de 7 para 3,5 minutos.

Morador de Brás de Pina, o despachante Helder Campos, de 50 anos, disse que ganhará tempo ao se deslocar da Central para a Avenida Rio Branco, onde trabalha. "Aguardávamos a inauguração da linha para ganharmos tempo. Vai facilitar nossa vida", comemorou.

Você pode gostar
Comentários