
O tema deste ano será “Amamentação como um direito humano a ser protegido” e terá a presença de Cesar Victora, epidemiologista especialista em nutrição e saúde materno-infantil, e de convidados internacionais como o advogado David Clark, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o pediatra Carlos Gonzales, Lawrence Grummer-Strawn, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Annelies Allain, da International Baby Food Action Network (IBFAN).
Organizado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar do IBFAN, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o evento visa “empoderar o ato de amamentar, um direto humano que traz benefícios fundamentais para a vida da criança”, segundo Edmar Santos, secretário do Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Alguns dos objetivos do Encontro são: a importância de se discutir a alimentação infantil no mundo, que envolve questões políticas, sociais e econômicas, além de culturais, a ética e a equidade na alimentação infantil no mundo, as políticas e as práticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar e, também, a formação e educação voltada para esses temas.
Programação
9h – Boas-vindas às mães
9h30 – Apresentação do Coral do Colégio Adventista de Botafogo
10h – Abertura Oficial do Mil Mães Amamentando
10h30 – Apresentação do balé dos bebês e dança de mães
11h – Foto oficial do mamaço
11h30 – Apresentação do Acorde! Vocal
12h – Aulão de Yoga
12h30 – Encerramento
Mães e bebês abraçam o Cristo Redentor
A partir das 15h, ainda no dia 11 de novembro, o Cristo Redentor também irá receber um abraço das mães e bebês da Pastoral da Criança como parte da programação do Encontro Nacional de Aleitamento Materno. Segundo a organização do evento, o local foi escolhido por ser um símbolo do Rio de Janeiro e estar dentro do Parque Nacional da Tijuca, área de preservação ambiental. Na ocasião, será lançado o manifesto “Amamentação e alimentação natural: uma ação climática!”