Calendário de pagamento do IPVA 2020 é divulgado

Quem pagar o valor integral terá um desconto de 3% do imposto. O vencimento da cota única e da primeira parcela será no mesmo dia, a partir do dia 21 de janeiro de 2020, de acordo com o número do final da placa do automóvel

Por O Dia

Os valores venais dos veículos servem para o cálculo do imposto
Os valores venais dos veículos servem para o cálculo do imposto -
Rio - O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira as datas de pagamento do IPVA de 2020 para os veículos do estado. Quem pagar o valor integral terá um desconto de 3% do imposto. O vencimento da cota única e da primeira parcela será no mesmo dia, a partir do dia 21 de janeiro de 2020, de acordo com o número do final da placa do automóvel.
O decreto que concede o desconto e as resoluções com as tabelas dos valores venais dos veículos e com os prazos, estão publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira. Conforme a resolução publicada hoje, o IPVA deverá ser pago em cota única ou em três parcelas mensais, iguais e sucessivas.
Calendário do IPVA 2020 - Divulgação
O primeiro vencimento da tabela, para os veículos com final de placa número 0, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela, quanto para a quitação integral do imposto. Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 3 de fevereiro.

Os valores venais dos veículos são usados para calcular o valor do IPVA 2020. Com base nos preços de mercado calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe , o imposto será, na média geral, 3,26% menor do que em 2019. No caso dos automóveis, a redução média será de 3,60%. Já para as motos, o tributo cairá 2,06% em média. Foi considerada a variação dos preços de mercado medida pela Fipe de setembro a outubro de 2018 e de setembro a outubro de 2019.
Como é feito o cálculo

O IPVA é calculado aplicando-se as alíquotas (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV) aos valores venais dos veículos. O tributo poderá ser pago por meio de boletos bancários que poderão ser emitidos nos sites do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br) ou da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). O pagamento da Guia de Regularização de Débitos - GRD deverá ser efetuado em dinheiro e poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Os valores venais dos veículos servem para o cálculo do imposto Divulgação
Calendário do IPVA 2020 Divulgação

Comentários