Angra dos Reis - Reprodução / Internet
Angra dos ReisReprodução / Internet
Por Bruna Fantti e Thuany Dossares

A operação para criar três UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio, deverá começar nos próximos dias. O efetivo para a ação sairá de batalhões da capital, que cederão de dois a três agentes para compor o policiamento na região. Agentes que já residem no interior terão prioridade nessa seleção, conforme apurado por O DIA.

Na próxima segunda-feira, o governador Wilson Witzel irá se reunir com o prefeito de Angra, Fernando Jordão, para discutir soluções sobre a criminalidade no município.

Uma das medidas já foi anunciada: o 33º Batalhão (Angra), responsável por uma área equivalente a 420 mil campos de futebol, receberá um caveirão. "Ainda não há data para o blindado chegar, mas será logo. O veículo vem do 27º BPM (Santa Cruz)", afirmou o coronel Marcio Alexandre Fófano, que assumiu a unidade há 30 dias com o desafio de lidar com uma guerra entre facções de traficantes.

No último fim de semana, sete corpos, de jovens entre 15 e 26 anos, foram encontrados em um caminhão. "Estamos investigando. A principal linha é a de que as mortes sejam pela disputa territorial do tráfico", afirmou Celso Gustavo Ribeiro, titular da 166ª DP (Angra). De acordo com o investigador, que atualmente é o único delegado lotado na unidade, 80% dos homicídios no município estão ligados ao tráfico.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta o aumento da letalidade. Se em 2014 foram 75 vítimas de homicídios dolosos, em 2018 foram 132. Nesse período houve a consolidação da milícia Três Pontes, na Zona Oeste do Rio, que fez com que traficantes da região migrassem para a Costa Verde, conforme denúncias do Ministério Público Estadual.

Traficantes do Rio levam fuzis

No Parque Belém, o traficante Helder da Silva, o HD, é apontado como chefe. Ele possui 13 anotações criminais pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, receptação, roubo e associação para o tráfico.

Em agosto, Helder recebeu Thomaz Jhayson Vieira Gomes, o 3N, morto quatro meses depois, em ação operação policial. Na época, 3N era um dos principais procurados da polícia e atuava em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Segundo investigação, 3N teria fortalecido o arsenal de Parque Belém, cedendo fuzis. Somente este ano, a polícia apreendeu 22 fuzis em Angra.
Publicidade
 
Uma outra comunidade com concentração de armas com alto poder bélico é Camorim Grande. O local é apontado como o principal centro do Comando Vermelho na região e de controle de Elmo Silva Lopes Junior, o Juninho Nazaré, chefe da facção. O Portal dos Procurados do Disque Denúncia afirma que ele é o líder do tráfico de Volta Redonda e Barra Mansa, no Sul Fluminense.
Publicidade
 
Publicidade
Criminoso com farda da PM
 
Publicidade
Um homem apontado como traficante pela polícia e identificado como Alex Ozório foi filmado por um comparsa vestido com parte de uma farda da Polícia Militar e segurando um fuzil. O autor da imagem, feita em Angra dos Reis, na Costa Verde, é Júnior Gertrudes de Oliveira, o Juninho Corta Cabeça. Ele seria líder do tráfico de uma comunidade no município e possui nove mandados de prisão por tráfico e homicídio.

No vídeo, Corta Cabeça apresenta o grupo. "Estamos aqui. Eu, meu molequinho, duas pistolas: uma que perderam o pente e eu tomei porque perderam. E a Glock que me devolveram. Não é igual à minha, não, camuflada. Eu tô com a maior saudade dela", diz Corta Cabeça que, segundo a Polícia Civil, recebeu o apelido após decapitar uma vítima.

De acordo com o delegado Celso Gustavo Ribeiro, titular da 166ª DP (Angra dos Reis), criminosos costumam utilizar fardas para confundir a população. "Isso iria facilitar uma falsa blitz, por exemplo, onde parariam os carros para roubar. Sobre o Corta Cabeça, somente este ano já pedimos seis mandados de prisão contra ele, por vários crimes", afirmou.

O inquérito da delegacia, instaurado no início da semana, pretende identificar todos os homens que aparecem na filmagem.

Você pode gostar
Comentários