Previsão é de chuva forte para as próximas horas - Cléber Mendes / Agência O DIA
Previsão é de chuva forte para as próximas horasCléber Mendes / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - A cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 14h35 desta segunda-feira, devido às pancadas de chuva forte que atuam sobre a cidade do Rio, principalmente na Zona Norte e no Centro. O estágio de atenção é o segundo de uma escala de cinco níveis. Às 15h50 o sistema Alerta Rio informou que os núcleos de chuva moderada a forte que atuavam sobre a cidade se deslocaram para o oceano.
No momento, há núcleos de chuva fraca atuando em pontos isolados da cidade, que também perdem intensidade. Um núcleo de chuva atua sobre a Zona Norte da cidade e poderá ocasionar chuva fraca isolada na próxima hora, informou a Prefeitura às 16h50.
Publicidade
Agentes da Comlurb e da Seconserva atuam nas principais ocorrências relacionadas às chuvas na cidade - Reprodução/ Centro de Operações Rio
Quedas de árvores:
Publicidade
A Prefeitura do Rio informa que quedas de árvores provocam interdições no Itanhangá, no Flamengo e na Glória. As vias interditadas são:
Estrada de Itajuru, altura da Estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá;
Publicidade
Rua Marques de Abrantes, altura da Rua Clarice Índio do Brasil, no Flamengo; e
Rua Benjamin Constant, na Glória.
Publicidade
Durante a tarde, núcleos de chuva forte e muito forte se deslocaram pela Zona Norte, Centro, parte de Jacarepaguá e da Zona Sul.
Choveu forte em Jacarepaguá e no Tanque (29,2 mm), na Ilha do Governador (26,4 mm), na Cidade de Deus (26,4 mm), e em São Cristóvão (30 mm). Entre 15h15 e 15h30 a chuva diminuiu e está moderada na Tijuca, em São Cristóvão, na Saúde, na Ilha, na Muda e no Grajaú.
Publicidade
Na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, há alagamentos nas ruas Eutíquio Soledade, Muiatuca, Estrada da Bica e Avenida Coronel Luis de Oliveira Sampaio, neste bairro.
No Complexo do Alemão as sirenes de alertas foram acionadas. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.
Publicidade
A Avenida Brasil tem focos de alagamento na altura de Parada de Lucas.
Publicidade
O VLT informou que as linhas 1 e 3 estão com intervalo irregular e que a linha 2 (Praça XV-Central) não opera por causa de alagamentos no trajeto.
A Light informa que houve interrupção no abastecimento de energia em trechos de ruas de São Cristóvão e da Ilha do Governador. Técnicos já estão atuando para restabelecer o fornecimento, segundo a companhia.
Publicidade
A Enel Distribuição Rio informa que as fortes chuvas, com raios e vento, que atingiram a região metropolitana do Rio na tarde de hoje também afetaram o fornecimento de energia em alguns pontos de Niterói, Maricá e São Gonçalo. A companhia esclarece que técnicos estão nas ruas trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível.
O Aeroporto Santos Dumont precisou ser fechado para pousos e decolagens às 14h41, mas retomou as operações às 15h04. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) opera com instrumentos.
Publicidade
Bolsões d'água
Publicidade
A Prefeitura do Rio registrou de bolsões d'água em diversos pontos da cidade.
Na Zona Sul, há bolsões na Rua do Catete, altura da Rua Pedro Américo; na Rua Professor Abelardo Lobo, na Lagoa, altura da Rua Professor Saldanha; e na Rua Muniz Barreto, na altura da Rua Marquês de Olinda, em Botafogo.
Publicidade
Na Zona Norte, há bolsões na Rua Ibiapina, na Penha, na altura da Rua Monsenhor Alves; no Largo Vicente Carvalho (sentido Av. Brasil); na Avenida Pastor Martin Luther King Jr, 125, em Del Castilho, na altura da Rua Capitão Sampaio; no Campo de São Cristóvão; na Avenida Brasil, na altura de Benfica, Caju e Ramos, nos dois sentidos; e na Rua Etelvina, na altura da estação de trem de Olaria.
Na Zona Oeste, há bolsões na Barra, na Avenida Ayrton Sena, altura do número 5500 e do Via Parque; Também há acúmulos de água na Ponta Santos Dumont, altura da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, sentido Linha Amarela.
Publicidade
No Centro do Rio, há bolsões na Rua do Lavradio, altura da Delegacia, e na Rua do Rezende, altura da Rua Tadeu Kosciusco.
Publicidade
Confira as medidas de segurança recomendadas pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio:
- Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas.
- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Publicidade
Previsão para os próximos dias:
De acordo com o Sistema Alerta Rio, nesta segunda-feira (23/12), uma frente fria deve se deslocar pelo oceano e manter o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. Desta forma, o céu ficará nublado a encoberto com previsão de chuva fraca a moderada isolada pela manhã e chuva moderada a forte no período tarde e noite. As temperaturas estarão em declínio em relação ao dia anterior, com mínima de 21°C e máxima de 31°C.
Publicidade
Segundo o Alerta Rio, até terça-feira (24/12), com a passagem de uma frente fria e, na sequência, com o transporte de umidade do mar para o continente, continuarão existindo condições para chover de moderado a forte em qualquer horário, mas principalmente entre as tardes de segunda e terça-feira (um período inteiro de 24h).
É importante destacar que ainda está previsto um alto acumulado médio de chuva de 70mm, que pode cair até a tarde de terça-feira. Vale explicar que essa quantidade de chuva pode se distribuir ao longo deste período ou ocorrer em forma de pancadas, com um grande volume de chuva caindo em um curto período de tempo. Em ambos os casos, a previsão é de chuva moderada a forte dentro dessas 48h.
Publicidade
Entre quarta-feira (25/12) e sexta-feira (27/12), o tempo voltará a ficar estável, com predomínio de céu parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas voltarão a subir aos poucos.