Encantado continua no sofrimento

Bairro da Zona Norte sofre com alagamentos. Fundação Rio-Águas não fez limpeza do Rio Faria

Por Aline Cavalcante

Moradores não conseguem transitar pela Rua Francisco Fragoso. Alagamentos são constantes
Moradores não conseguem transitar pela Rua Francisco Fragoso. Alagamentos são constantes -

O Dia no seu Bairro voltou ao Encantado, na Zona Norte do Rio e ouviu moradores reclamarem dos mesmos problemas encontrados: alagamentos e ruas esburacadas.

Toda vez que chove, a história se repete: o rio Faria inunda a Rua Francisco Fragoso. E quem continua sofrendo são os moradores. As enchentes são o pesadelo de quem vive no local. "Já perdi tudo que tinha em casa em 2018. No ano passado enfrentamos enchentes e agora que estamos no verão tenho medo de que tudo aconteça outra vez e perca tudo o que consegui recuperar. Não aguento mais", diz Elza Mendes, 60.

Para chegar a ruas próximas é preciso dar uma enorme volta. "Para ir na padaria, eu tenho que fazer um caminho longo. Aqui fica completamente alagado, aí a prefeitura vem aqui suga a água da superfície. Mas a causa do problema não é solucionada", conta Fábio Ribeiro, 47.

Em alguns trechos da rua, moradores ficam ilhados. Quem está fora não entra, e vice-versa, nem de carro. "Há anos a situação é assim e ninguém faz nada. Isso tem que mudar", reclama Claudio Alves, 58.

Apesar das promessas, feitas em nossa primeira visita, em março do ano passado, a Fundação Rio-Águas não fez o serviço de limpeza do Rio Faria, conforme havia garantido.

Questionados novamente, a Fundação não explicou porque o serviço não havia sido feito. Afirmou apenas que enviará uma equipe técnica para avaliar a situação do canal.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Moradores não conseguem transitar pela Rua Francisco Fragoso. Alagamentos são constantes Armando Paiva / Agência O Dia
Elza Mendes já perdeu todos os pertences em enchente na Rua Francisco Fragoso Armando Paiva / Agência O Dia
Após chuva, a Rua Francisco Fragoso, no bairro de Encantado, fica alagada; em alguns trechos, moradores ficam ilhados e não se entra ou sai da rua nem mesmo de carro fotos de Armando Paiva
Rio de Janeiro (RJ), 22/063/2019 - O DIA NO SEU BAIRRO - Elza Mendes, moradora da Rua Francisco Fragoso no bairro de Encantado, zona norte Rio de Janeiro.Foto: Armando Paiva / Agência O Dia O Dia No Seu Bairro, Cidade Armando Paiva / Agência O Dia

Comentários