Rio, 20/02/2020 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS/PARCEIRO - Movimentação após VLT parar na manhã desta quinta-feira (20), no Centro do Rio de Janeiro. Foto: Onofre Veras/Parceiro/Agência O Dia - Onofre Veras/Parceiro/Agência O Dia
Rio, 20/02/2020 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS/PARCEIRO - Movimentação após VLT parar na manhã desta quinta-feira (20), no Centro do Rio de Janeiro. Foto: Onofre Veras/Parceiro/Agência O DiaOnofre Veras/Parceiro/Agência O Dia
Por
A recomendação do Ministério da Saúde de evitar locais com aglomeração de pessoas aumentou o receio dos passageiros em utilizar os transportes coletivos, já que são a principal forma de deslocamento para milhares de pessoas, diariamente. Por conta disso, as concessionárias que operam no Estado do Rio adotaram medidas de precaução.

A SuperVia vai contratar equipes especiais para executar trabalhos de desinfecção interna dos trens e está desenvolvendo materiais de comunicação sobre a prevenção da doença. Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o MetrôRio divulga campanhas educativas de prevenção realizadas pelos órgãos de saúde.

Os funcionários da concessionária são orientados sobre a prevenção da doença. O BRT passou a divulgar informações das autoridades de saúde desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país e colocou cartazes nas estações para orientar usuários. Já a Federação das Empresas de Transporte do Rio (Fetranspor) aguarda orientações técnicas das autoridades de saúde para colaborar em ações de esclarecimento e prevenção da doença.

Os usuários das barcas podem contar com dispensers de álcool em gel 70% nas estações e informa, por meio de locuções, sobre ações preventivas contra o novo corona vírus. Os funcionários estão sendo treinados pelo Departamento Médico da Empresa.
No Veículo Leve sob Trilhos (VLT), um dos principais transportes usados por turistas, o serviço de portas será liberado automaticamente, para evitar que os passageiros toquem no botão que abre as portas. As ações diárias de limpeza serão intensificadas, incluindo a desinfecção dos balaústres, e haverá redução no tempo de limpeza dos aparelhos de ar-condicionado. Os fiscais vão receber frascos de álcool gel para higienização constante das mãos.