06/03/2018 - Especial / Dia Internacional da Mulher - Entrevista com a empresária e presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ, Angela Costa. Na imagem, a presidente posa nas instalações da ACRJ. Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia - CIDADE POLITICA ENTREVISTA DESENVOLVIMENTO ECONOMIA ESTADO RJ RIO DE JANEIRO MULHER PODER FEMININO FEMINISMO EMPRESA - Alexandre Brum / Agência O Dia
06/03/2018 - Especial / Dia Internacional da Mulher - Entrevista com a empresária e presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ, Angela Costa. Na imagem, a presidente posa nas instalações da ACRJ. Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia - CIDADE POLITICA ENTREVISTA DESENVOLVIMENTO ECONOMIA ESTADO RJ RIO DE JANEIRO MULHER PODER FEMININO FEMINISMO EMPRESAAlexandre Brum / Agência O Dia
Por O Dia

Para driblar a dificuldade financeira de micro e pequenas empresas neste momento de pandemia, uma inciativa da Associação do Comércio do Rio de Janeiro (ACRJ) e do Banco do Brasil, negociou com mais de seis mil empresas de todo o estado. Segundo o Banco do Brasil, a iniciativa representou crescimento de 41% em acordos, se comparado com períodos anteriores.

A campanha "Vem que dá", foi feita por meio do BB, que usou sua estrutura de recuperação de dívidas no Estado do Rio, com especialistas em negociação deslocados exclusivamente para as nove cidades polo da campanha.

Para lançar a iniciativa, a presidente da ACRJ, Angela Costa, também esteve nos nove polos, e reforçou: "Com essa renegociação, contribuímos para dar mais fôlego aos empresários. Com a dificuldade de crédito que os micro e pequenos empresários estão enfrentando, principalmente neste período de pandemia, essa negociação foi muito importante para as empresas e seus sócios".

O Estado do Rio foi o primeiro a ser contemplado pela iniciativa, que passou por Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda, Itaperuna e Campos, além da capital.

Foram empenhados 450 profissionais para participar das negociações e oferecerem propostas pré-aprovadas, com descontos de até 92% para liquidação à vista, de acordo com as condições do cliente.

A campanha chegou a ser prorrogada por uma mês e teve o atendimento virtual ampliado para atender os clientes. Assim, não foi afetada pelas restrições de isolamento social.

Como legado desta iniciativa, o Banco do Brasil ampliou de 64 para 90, o número de agências especializadas para atendimento às micro e pequenas empresas.


Para negociar
Publicidade
Na hora de lidar com as dívidas, as empresas devem priorizar maneiras de aliviar seus caixas. O economista Gilberto Braga, explicou que os empresários precisam "buscar informações com o contador e com o gerente de banco, a fim de definir uma plano de ação, para enfrentar a Covid-19".
Para contornar o momento de crise, o especialista aconselha: "É importante fazer um orçamento de despesas indispensáveis, cortar todos os excessos de acordo com os novos níveis de operação e Estimar as receitas, considerando um cenário de retorno gradual das operações".
Publicidade
Gilberto também indica que os empresários identifiquem tributos que podem ter o pagamento adiado, como FGTS, Previdência Social e Taxa de Incêndio. "Na medida do necessário, a redução, e ou, suspensão do contrato de trabalho também é uma saída", concluiu.
 
Você pode gostar
Comentários