Atropelamento na faixa do BRT proximo a Estação da Taquara. Duas meninas de 13 anos foram atingidas por um ônibus do BRT ao tentarem atravassar fora da faixa de pedestres com o sinal verde para o BRT. . Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Atropelamento na faixa do BRT proximo a Estação da Taquara. Duas meninas de 13 anos foram atingidas por um ônibus do BRT ao tentarem atravassar fora da faixa de pedestres com o sinal verde para o BRT. . Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, suspendeu a partir desta terça-feira, o cadastro de idosos para a solicitação do benefício que garante a gratuidade em transportes públicos. Com essa medida, a prefeitura informou que quer proteger os idosos da contaminação pelo coronavírus, ao evitar que o grupo de risco fique exposto na ruas e em ambientes fechados.

A medida, publicada no Diário Oficial desta terça-feira e é válida enquanto o município estiver em estado de calamidade pública.

Além disso, outras importantes medidas referentes aos transportes municipais foram definidas:

Gratuidade idosos

A secretaria instituiu a limitação da gratuidade para idosos nos ônibus municipais, para que só usem se precisarem se deslocar para obter atendimento médico. As viagens, que antes eram livres, passaram a ter o limite de quatro por dia.

Mudança na operação do BRT

A secretaria suspendeu seis serviços do sistema BRT e criou outros quatro, em caráter temporário, a fim de dar maior agilidade no embarque e minimizar a aglomeração de passageiros nas plataformas dos terminais e estações de BRT.

A mudança proporciona o aumento da oferta de veículos para a população e a redução dos intervalos nos corredores onde há maior procura pelo transporte.

Higienização e uso de máscaras

Equipes da secretaria também verificam se as empresas estão cumprindo a determinação de realizar a desinfecção dos coletivos, diariamente, antes do início da operação, e o uso de máscaras pelos motoristas e por funcionários das garagens.

Passe livre estudantil

As gratuidades nos transportes públicos para os estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os alunos matriculados no ensino fundamental e médio de escolas municipais estão suspensos, conforme as restrições de funcionamento das instituições de ensino.