Rio,02/06/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,COPACABANA, praia de Copacabana,primeiro dia de relaxamento gradual da quarentena no Rio . Na foto, praias cheias em Copacabana.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia - Cléber Mendes
Rio,02/06/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,COPACABANA, praia de Copacabana,primeiro dia de relaxamento gradual da quarentena no Rio . Na foto, praias cheias em Copacabana.Foto: Cleber Mendes/Agência O DiaCléber Mendes
Por Lucas Cardoso

O primeiro dia de afrouxamento às regras de isolamento social na cidade foi marcado por praias movimentadas e desrespeito à obrigação do uso de máscaras. Durante o início da manhã e tarde, a reportagem de O DIA flagrou cariocas sem o equipamento de segurança obrigatório praticando esportes na faixa de areia das zonas Sul e Oeste, e maior movimento de veículos nas ruas da cidade.

Em Copacabana, foram flagrados ciclistas, pessoas caminhando e correndo sem máscaras. Embora esteja na lista de proibições, também registramos pessoas batendo bola na faixa de areia.   

Já em Ipanema, o desrespeito às regras foi mais visto nas areias da praia, onde grupos estavam caminhando juntos e pessoas passeavam sem máscara de proteção. A Polícia Militar atuou no local para reprimir a permanência de pessoas na faixa de areia. De acordo com a corporação, nenhuma ocorrência foi registrada no primeiro dia de flexibilização às regras.

Na Zona Oeste, a cena se repetiu na Barra de Guaratiba e no Recreio dos Bandeirantes: banhistas aglomerados na faixa de areia a caminhando sem máscara de proteção. Em todas as praias, a presença dos surfistas foi grande. Além da natação, a atividade é uma das permitidas pela prefeitura neste momento.

As atividades na faixa de areia só estarão liberadas na fase três da flexibilização, prevista pela Prefeitura do Rio para daqui a um mês. O aluguel de barracas e cadeiras, assim como a atividade dos ambulantes e barraqueiros, virá por último, daqui a dois meses.

Trânsito

De acordo com o Centro de Operações Rio, foi registrado ontem, ao meio-dia, um pico de 22 km de congestionamento nas ruas da cidade. O número é considerado alto, representa um crescimento de pouco mais de 400% em relação ao que foi registrado nas últimas três terças-feiras, quando a média não ultrapassou os 5 km nesse mesmo horário.

Você pode gostar
Comentários