Lojas de móveis já podem reabrir no Rio de Janeiro. Durante a quarentena, só funcionavam por entrega - Divulgação
Lojas de móveis já podem reabrir no Rio de Janeiro. Durante a quarentena, só funcionavam por entregaDivulgação
Por O Dia

As lojas de móveis puderam, enfim, ser reabertas no Rio de Janeiro, para alívio de alguns milhares de lojistas da região, principalmente dos pequenos empreendedores. A Toft Móveis, de Campo Grande, por exemplo, pôde voltar às atividades nesta semana, depois de mais de dois meses de vendas apenas pela Internet, e precisa tomar uma série de cuidados para não colocar em risco os clientes. Nesse ponto, ser uma pequena loja se torna até uma vantagem.

"Como somos uma loja pequena acredito que o controle de distanciamento seja mais fácil, movimento não é intenso. Temos distanciador no balcão de atendimento, disponibilizamos álcool para os clientes também", explica um dos responsáveis pelo estabelecimento.

As medidas de prevenção básicas, porém, já foram tomadas muito antes da reabertura. Os funcionários trabalham de máscaras e o álcool 70% tem sido utilizado para manter tudo limpo. Já na parte financeira, deu para contornar o prejuízo. "Tomamos todas medidas de higiene, como álcool gel e máscara, e colocamos dois funcionários de férias. Para compensar as perdas das vendas físicas, intensificamos as divulgações nas redes sociais", explicou. 

O trabalho de divulgação deu resultado, já que a loja conseguiu manter um bom faturamento durante a quarentena, principalmente no segundo mês de portas fechadas. Mais uma vez, o fato de ser uma loja pequena pode ter sido uma vantagem.

"Somos uma loja de pequenos porte. Fomos muito procurados pelas redes sociais devido às grandes lojas estarem sem vendas. Tivemos uma pequena queda do faturamento no primeiro mês da quarentena, mas no segundo, não", disse o lojista. 

Recolhimento de ICMS cai

Apesar dos danos na Toft Móveis terem sido menores do que o esperado, a quarentena foi letal para o comércio. O recolhimento de ICMS do total das atividades no estado do Rio recuou 16,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo uma pesquisa da marca Pontomais, o setor varejo de móveis é um dos mais afetados pela pandemia e corresponde a 9% das lojas que não registram ponto de funcionários nos últimos meses.

Coordenada 1
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários