Alavancado pelas redes sociais, Patrick Syncroseg fez a venda de videogames disparar durante a quarentena - Divulgação
Alavancado pelas redes sociais, Patrick Syncroseg fez a venda de videogames disparar durante a quarentenaDivulgação
Por Danillo Pedrosa

Mais do que nunca, as redes sociais têm sido uma grande aliada dos comerciantes na busca por novos clientes. E foi usando a força da Internet que o empresário Patrick Syncroseg conseguiu alavancar a venda de games e produtos relacionados durante a quarentena, momento em que muitos buscam uma diversão caseira, e evitou que a pandemia afetasse ainda mais os seus negócios.

Com as duas lojas físicas da Syncro Seg fechadas, em Sulacap (somente delivery) e Bangu, o período de isolamento social tinha tudo para ser um pesadelo para Patrick, mas a sua criatividade colocou o negócio de volta aos trilhos. Para movimentar as vendas, o empresário decidiu criar games personalizados da linha game retrô, usando a própria foto ou de alguém que o cliente queira presentear. Em pouco tempo, a ideia virou um sucesso.

Nas redes sociais da loja, o próprio empresário passou a divulgar o produto, intensificou as publicações e apostou no entretenimento para chamar a atenção do público. As postagens descontraídas atraíram novos clientes, que também ajudam na divulgação com publicações após a compra. O resultado? Aumento de 60% das vendas na loja de Sulacap, permitindo que a equipe de funcionários fosse mantida, a filial de Bangu com as despesas pagas, mesmo após três meses de prejuízo, e, de quebra, um lucro além do esperado.

"A dica que dou é aproveitar ao máximo as redes sociais, elas me ajudaram muito. Sempre busquei um diferencial na Syncro Seg, com alegria e transparência, sempre postando fotos de clientes satisfeitos, vídeos de clientes nos pós venda. Eles gostam disso, ter informações reais dos produtos e o nosso esforço em oferecer o melhor. Creio que o nosso sucesso seja por isso", orienta Patrick.

 

Celebridades aumentam a clientela
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Todo o sucesso de vendas e de compartilhamento nas redes sociais ganhou uma 'forcinha' de algumas celebridades cariocas, que curtiram o game e ajudaram a atingir um número ainda maior de pessoas. Influenciadores digitais, os famosos deram uma contribuição importante para o aumento das vendas.
Nomes como o humorista Rafael Portugal, o ator e ex-BBB Babu Santana, o influenciador Raphael Ghanem e o cantor Nego do Borel foram alguns dos clientes ilustres de Patrick. O último, inclusive, comprou dezenas de itens pelos quais estava procurando recentemente e ainda firmou uma parceria com a Syncro Seg.  
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Trabalhe com o que mais gosta
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Apaixonado por games da infância até hoje, Patrick Gonçalves começou a trabalhar na área com 14 anos, ainda como funcionário de uma loja. Especializou-se em manutenção de notebooks e computadores até que, em 2012, conseguiu abrir a própria loja, em Sulacap. Um sonho realizado. 
"A melhor estratégia é trabalhar com algo que você goste. Isso é fundamental para que você entenda o que o seu cliente, o comprador, quer. Se não queria, passa a querer", explica Patrick. 
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A princípio, a loja ainda não era focada em games, mas sim em outros serviços, como consertos de computadores e celulares. Depois de uma crise em 2015, por causa da forte concorrência de ofertas na Internet, foi preciso diversificar o negócio. "Sempre gostei de games e sou muito fã de jogos retrô. No ano de 2016 comecei a trabalhar na montagem de controles de fliperamas, para ligar direto no computador. As vendas nesse segmento começaram a prosperar", conta o empresário. 
A partir daí, sim, a loja começou a fazer sucesso. No ano passado, Patrick conseguiu abrir até uma filial no Centro Comercial de Bangu, aumentando a clientela.
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O 'queridinho' da casa é o Retro Ultra Box, um console com diversos jogos que eram febre nos anos 80 e 90, inserindo jogos atuais. O produto é um sucesso entre crianças, adolescentes e encanta também adultos nostálgicos.
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