Secretaria de Cultura disponibiliza inscrições para Lei Aldir Blanc por aplicativo - Luciano Belford
Secretaria de Cultura disponibiliza inscrições para Lei Aldir Blanc por aplicativoLuciano Belford
Por Letícia Moura*
Embora a Prefeitura do Rio tenha autorizado, desde ontem, a reabertura de cinemas, teatros e anfiteatros, o presidente da Associação de Produtores Teatrais do Rio, Eduardo Barata, esclareceu a O DIA que os espaços municipais não têm condições para retomar os espetáculos. Segundo ele, estão sem luz e sem água os teatros Ziembinski, na Tijuca, Café Pequeno, no Leblon, Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá, e Gonzaguinha, no Centro.

De acordo com Barata, a prefeitura, durante a pandemia, não renovou, em nenhum dos teatros do município, os contratos dos funcionários e das empresas que faziam a terceirização da técnica, dos equipamentos de luz e som. "Então, não tem estrutura técnica nem humana para reabrir esses espaços", reclamou.

Barata disse que considera "difícil a volta ainda nesta semana" dos demais teatros. Segundo ele, o Prudential, na Glória, e o Riachuelo, no Centro, devem retomar as atividades presencias em breve. Procurados, os dois estabelecimentos não responderam até o fechamento da edição.
"Os espaços que têm patrocínio e questões econômicas que permitam, além do prejuízo desses seis meses fechados, fazer investimentos de todo protocolo, vão reabrir. Os outros que têm condições financeiras menos privilegiadas vamos ver como irão se comportar, ressaltou Barata.

O Sindicato Estadual das Empresas Exibidoras de Cinema informou que, por enquanto, o setor não voltará. Isso porque a suspensão da compra e venda de alimentos nas bombonieres dos cinemas "inviabiliza o negócio".

Em nota, a prefeitura informou que "os equipamentos culturais do município estão se adequando aos protocolos de segurança e regras de ouro, levando em consideração o bem-estar do público e dos profissionais. Em decorrência da situação de calamidade, no início da pandemia, os contratos foram suspensos, entretanto foram mantidas equipes reduzidas para manutenção e conservação dos espaços. Quanto à regularização da luz e estrutura técnica, todas as contas estão em processo de quitação".
Publicidade
 
Por ora, sem filme nas telonas
Publicidade
Em carta enviada à equipe da Prefeitura do Rio, com quem têm se reunido, o Sindicato Estadual das Empresas Exibidoras de Cinema informou que sem o funcionamento das bombonieres dos cinemas, "não conseguimos pagar os salários dos nossos funcionários nem os outros custos relacionados à operação dos cinemas".
“O que nos diferencia de praças de alimentação de shoppings? O Rio escolhe um caminho de excepcionalidade em relação às demais prefeituras onde os cinemas estão voltando a funcionar. Lamentamos profundamente adiar mais uma vez essa reabertura, o que poderá acarretar o fechamento de salas numa cidade que já foi a capital do cinema”, concluiu a carta.

Em nota, a prefeitura informou que "o consumo e a venda de bebidas e alimentos estão proibidos porque estimulam a retirada da máscara dentro das salas". "Vale reforçar que todas as medidas previstas no Plano de Retomada do município apenas previsões e podem ser alteradas de acordo com o monitoramento das curvas de contágio da covid-19".
Publicidade
De acordo com a Cinemark, ainda não há data definida para a reabertura dos complexos no Rio. A UCI Cinemas também afirmou que não tem data para a volta dos cinemas na capital fluminense. 
"A UCI vem implementando todas as medidas cabíveis e necessárias, de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Retornaremos em breve e prontos para receber o público com segurança, preços promocionais de ingressos e programação especial", disse em nota.
Publicidade
Na última sexta-feira, os teatros e cinemas foram autorizados a receber o público novamente, mas respeitando o limite de 50% de sua capacidade e com lugares marcados. Para evitar que os espectadores tirem as máscaras durante as sessões, o Executivo municipal proibiu o consumo e a venda de bebidas e alimentos nestes locais.
CCBB reabre amanhã
Publicidade
Após mais de seis meses com as atividades presenciais suspensas, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) reabre amanhã. Agora, o local funcionará de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h. O CCBB também está com novas normas de visitação que atendem aos protocolos de segurança para prevenção da covid-19. Então, não haverá serviço de bilheteria física. O acesso ao prédio será permitido apenas mediante agendamento pelo site Eventim (www.eventim.com.br).

A partir desta quarta-feira estarão abertos à visitação, com limite de acessos: térreo, exposição Ivan Serpa: A Expressão do Concreto no 1º andar e a Confeitaria Colombo no 2º andar. Nesta primeira etapa de reabertura, os teatros e cinemas permanecerão fechados.

A Biblioteca funcionará apenas para empréstimos e devoluções, com agendamento prévio pelo site Eventim (https://www.eventim.com.br/artist/agendamento-visita/). A utilização do espaço para estudos, a biblioteca infantil e a permanência nos espaços da biblioteca para qualquer outro fim que não seja a entrega e retirada de volumes não será permitida.

*Estagiária sob supervisão de Bernardo Costa