Rio de Janeiro - RJ  - 01/10/2020 - Geral - Retorno das aulas nas escolas particulares no Rio de Janeiro - na foto, Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, zona sul do Rio -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 01/10/2020 - Geral - Retorno das aulas nas escolas particulares no Rio de Janeiro - na foto, Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, zona sul do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Maria Clara Matturo*

Apesar da decisão da Justiça, que autorizou a volta às aulas presenciais na rede privada, professores decidiram manter a 'greve pela vida'. A decisão foi tomada em uma assembleia que reuniu mais de 400 professores, promovida pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região (SinproRio), no último sábado. Segundo o sindicato, os profissionais só irão retornar com garantia das autoridades de Saúde, com base em rígidos protocolos de segurança.

Segundo Afonso Celso Teixeira, vice-presidente do SinproRio, a decisão de retorno facultativo deixa explícita a vontade das autoridades de não se responsabilizarem pela retomada: "Essa decisão vale para o Município do Rio. No sábado, nos reunimos com mais de 400 professores e cerca de 85% decidiram pelo não retorno às atividades presenciais. A gente entende que essa decisão judicial, permitindo de forma facultativa esse retorno, é contraditória. Esse caráter facultativo já demonstra que ninguém quer se responsabilizar".

Durante a assembleia online, a categoria decidiu não retomar as aulas presenciais, continuar o ensino remoto e só retornar com garantia das autoridades de Saúde. No próximo sábado, dez de outubro, o SinproRio vai convocar uma nova reunião de professores pelo aplicativo Zoom.

Procurado, o Sindicato das Escolas Particulares do Rio não retornou até o fechamento desta edição.

Federais vão oferecer EAD
Publicidade
Com a chegada da pandemia, a maior parte das aulas das universidades federais ficaram suspensas. Agora, a partir deste mês, a maioria dessas instituições vai passar a promover aulas de graduação remotas. Segundo o Monitoramento das Instituições de Ensino, criado melo Ministério da Educação (MEC), 66 das 69 universidades federais brasileiras cão adotar a modalidade de ensino a distância.
Você pode gostar
Comentários