Maria da Gloria levou o cachorrinho Benji para ser abençoado, e rezou pela cachorra de uma amiga - Luciano Belford/Agencia O Dia
Maria da Gloria levou o cachorrinho Benji para ser abençoado, e rezou pela cachorra de uma amigaLuciano Belford/Agencia O Dia
Por Lucas Cardoso

Mesmo com a chuva fina e o clima ruim, os devotos de São Francisco de Assis fizeram fila, ontem, para assistir a uma das missas realizadas em homenagem ao dia do santo protetor dos animais, no Rio Comprido, Zona Norte. A comemoração do dia 4 marcou 75º aniversário da paroquia e contou com a tradicional benção dos pets feita na parte externa da paróquia.

A celebração no interior da capela seguiu um rigoroso protocolo de segurança, que visava reduzir o risco de contaminação por covid-19. Apenas os fiéis cadastrados com antecedência poderiam acessar o tempo. Para o controle, uma lista com os nomes de todos os devotos foi usada por voluntários na porta da capela. Já a benção para os animais, foi feita na parte externa da igreja, sem a necessidade de agendamento.

Neste ano, segundo o Frei Ariel Ribeiro da Costa, que já abençoa os pets há quase 30, a mensagem da celebração é de amor pelo meio ambiente e por todos os seres vivos, principalmente no pantanal. A área tem sofrido com os recentes incêndios devastadores.

"Deus nos criou todos iguais. Deus nos deu a oportunidade. Criou o mundo e o fez bem. Se ele fez tudo que existe de bom e viu que era bom, o homem tem que cuidar do seu semelhante. E o seu semelhante não é só o ser humano, mas também as criaturinhas, os animais, o meio ambiente. É importante saber cuidar da nossa casa em comum, que é a natureza", disse o Frei Ariel.

Para a devota Maria da Gloria Silva, dona do pequeno Benji, de 1 ano e 5 meses, a data é importante demais para passar em branco, mesmo com tempo ruim. "Quando envolve o amor pelos bichinhos não tem essa de tempo ruim. Vim para pedir um ano de saúde para o meu Benji e também para fazer preces pela cachorra da uma amiga, que está bem mal de saúde", conta a devota, que mora na Tijuca.

No caso da fiel, Érica Flor, que veio de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a celebração do Dia de São Francisco de Assis em 2020 é motivo de alegria e agradecimento pela vida da pequena Julieta. Segundo a dona, a pincher teve problemas no cérebro no início do ano e chegou a ficar cega em decorrência do problema, mas a expectativas dos veterinários eram bem piores.

"Eles achavam que ela morreria. Graças a Deus ela está aqui saudável, mesmo com esse problema na visão, estamos gratos", conta Érica, que largou a carreira de militar na Marinha para fazer faculdade de veterinária.

Em busca de milagre

Dona da poodle Linda, de 3 anos, Priscila Guimarães, conta que foi à paróquia no Rio Comprido pedir um milagre: "A Linda está muito mal faz algum tempo e não conseguimos descobrir o que ela tem. Já levamos ela há 16 veterinários, um fora do Rio, inclusive, mas ninguém descobre o que é. A única esperança que temos é que São Francisco de Assis cure ela".

Você pode gostar
Comentários