Ônibus é usado como barricada na Vila Aliança  - Reprodução TV Globo
Ônibus é usado como barricada na Vila Aliança Reprodução TV Globo
Por O Dia
Rio - Um morador e um suspeito morreram em um confronto entre criminosos e policiais na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. A Polícia Civil, por meio da 90ª DP (Barra Mansa), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), realizou uma operação na comunidade desde o início da manhã desta segunda-feira.
O morador Jorge Fernandes, de 61 anos, foi atingido por uma bala perdida na barriga. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, já morto. O suspeito Danilo Dias, conhecido como Cérebro, também foi baleado, deu entrada na mesma unidade, mas não resistiu aos ferimentos.
Publicidade
Segundo a Polícia Civil, a ação tinha como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Barra Mansa  contra criminosos que possuem investigações por crimes de tráfico de drogas e homicídios e suposta vinculação com facção paulista.
Imagens e vídeos enviados ao WhatsApp do DIA (21) 98762-8248 mostravam caminhões e carros sendo usados pelos bandidos como barricadas nas vias da comunidade, além de armadilhas com pregos para furar os pneus dos veículos da corporação.
Publicidade

Galeria de Fotos

Criminoso armado Reprodução TV Globo
Ônibus é usado como barricada na Vila Aliança Reprodução TV Globo
Bandidos ateiam fogo em pneus na Vila Aliança Reprodução TV Globo
Caminhão é usado como barricada na Vila Aliança Reprodução TV Globo
De acordo com a Civil, uma pessoa foi presa. O suspeito, que já tem passagem pela polícia, estaria diretamente envolvido com a facção no Sul Fluminense. Ainda segundo a corporação, durante a ação um homem, que portava um fuzil e uma pistola, efetuou disparos contra os policiais em um dos locais de busca e apreensão. O criminoso, que também tinha diversas anotações policiais, foi baleado em confronto e levado para o hospital. Lá, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia não informou sobre o morador morto. 
Publicidade
Mais cedo, imagens do helicóptero do Bom Dia Rio, da TV Globo, mostraram os criminosos ateando fogo em pneus para usar como barricada e um ônibus da linha municipal atravessado em uma das ruas para bloquear o acesso à região. Um homem armado também foi flagrado pela reportagem.
Nas redes sociais, moradores relataram a dificuldade de sair de casa nesta manhã. Em um vídeo, passageiros de um ônibus tentam se proteger dos tiros ao passar pela região.
Publicidade
Investigação já prendeu quatro pessoas 
No decorrer das investigações já foram feitas quatro prisões em flagrante, entre essas, a prisão do líder de uma facção no bairro Vale Verde, em Volta Redonda, onde ele e outros dois homens foram surpreendidos em uma refinaria de drogas que funcionava em uma casa de luxo no bairro Laranjal, também no município. No local, foram apreendidos de seis quilos de pasta base de cocaína, quatro veículos de luxo, 13 aparelhos celulares e produtos diversos para a manipulação e mistura das drogas.

Um dos alvos da operação já ficou preso durante 16 anos, por diversos crimes, entre eles, por ter matado um policial na cidade do Rio de Janeiro.

Na investigação que está em andamento, já foram apreendidos cerca de 48 quilos de pasta base de cocaína e 12 veículos adquiridos pelo grupo criminoso com o proveito do crime, alguns deles utilizados no transporte das drogas do Estado de São Paulo para o Rio de Janeiro.
Publicidade