PF deflagra operação contra irregularidades nas compras de respiradores em Japeri - Divulgação / Polícia Federal
PF deflagra operação contra irregularidades nas compras de respiradores em JaperiDivulgação / Polícia Federal
Por O Dia
Rio - A Polícia Federal de Nova Iguaçu deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Apneuse, com o objetivo de investigar irregularidades na compra de respiradores obsoletos e com preços superfaturados para o tratamento da covid-19, pela Secretaria Municipal de Saúde de Japeri. A secretaria de Saúde do município, Rosilene Moraes dos Anjos, foi afastada do cargo.

Galeria de Fotos

PF deflagra operação contra irregularidades na compra de respiradores em Japeri Divulgação / Polícia Federal
PF deflagra operação contra irregularidades na compra de respiradores em Japeri Divulgação / Polícia Federal
PF deflagra operação contra irregularidades na compra de respiradores em Japeri Divulgação / Polícia Federal
PF deflagra operação contra irregularidades nas compras de respiradores em Japeri Divulgação / Polícia Federal
Polícia Federal Arquivo / Agência Brasil
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento da secretária, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti, nos municípios de Japeri e Nova Iguaçu.
As investigações, iniciadas em junho de 2020, tiveram o apoio do Ministério Público Federal (MPF), Controladoria-Geral da União (CGU) e ANVISA, apontando um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões aos cofres públicos.

De acordo com a PF, o nome da operação faz alusão a um padrão respiratório anormal em que se verifica uma pausa respiratória após uma inspiração profunda.
Publicidade
Procurada pelo DIA, a prefeitura de Japeri informou que "repudia todo e qualquer tipo de irresponsabilidade com os recursos públicos e que está colaborando com a Justiça para que todos os responsáveis sejam identificados e punidos dentro do rigor da lei". 
Segundo o órgão, o prefeito da cidade, Cezar Melo, recebeu "com surpresa e indignação a notícia através da imprensa" e classifica como inadmissível este tipo de conduta.
Publicidade
Em nota, também confirmaram o afastamento de Rosilene Moraes. Ainda segundo o prefeito, caso as acusações sejam confirmadas, a secretária de saúde deve ser responsabilizada e punida.