Apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular, ficando abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde ( - Divulgação
Apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular, ficando abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Divulgação
Por O Dia

O Hemorio e hemocentros de todo país se uniram para a realização da campanha Somos todos do mesmo sangue, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado amanhã. A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia do novo coronavírus, quando houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Durante a campanha, o monumento ao Cristo Redentor, pela primeira vez na sua história, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente. A novidade começou a ser exibida ontem e termina amanhã, sempre entre 19h e 20h.

"O objetivo dessa iluminação especial é reconhecer a importância daqueles que já são doadores de sangue, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não se tornaram doadores a darem esse passo, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue. Doar sangue é doar vida", destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Em 2021, o Hemorio estará junto ao Santuário Cristo Redentor nas atividades sociais pelos 90 Anos do Cristo Redentor, com a realização de diversas ações. Cada hemocentro vai desenvolver eventos locais com os doadores para incentivar a participação. No Rio de Janeiro, o Hemorio chegou a uma parceria com a Uber, fornecendo R$ 20 de desconto em corridas de ida e volta para casa, para aqueles que comparecerem ao instituto.

A roda gigante Rio Star, maior da América Latina, também será iluminada e os primeiros doadores receberão ingressos para visitarem a atração. Além disso, o jogador Diego Ribas, meia do Flamengo, será o embaixador da campanha no Rio. "Me senti muito honrado em ser convidado a fazer parte dessa campanha incrível. Doar sangue é algo que precisa ser reforçado todos os dias e estamos aqui para lembrar disso durante essa data tão importante."

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais, definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer.

"Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos. Por isso, faça sua parte e venha ao Hemorio", disse o diretor-geral da unidade, Luiz Amorim.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar. Todas as regras para doação podem ser vistas nas redes sociais ou obtidas pelo Disque Sangue, no telefone 0800-282-0708.

Você pode gostar
Comentários